SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Rede de Atenção Psicossocial realiza campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

6 de setembro de 2017 • Coordenação DAF
Setembro, desde 2014, tem sido marcado, no Brasil, pela campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, para alertar a população da gravidade desse problema, que afeta o mundo todo.
 
Este ano, em Piracicaba, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) vai promover uma série de eventos abordando a temática. Serão ações de conscientização dos profissionais de saúde e da população, enfatizando a melhor forma de proceder diante de uma realidade que envolva esse risco e como deve ser o encaminhamento do paciente na RAPS.
 
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 800 mil pessoas se matam por ano no mundo, o que representa uma em cada 40 segundos. Esse número é superior às mortes por guerra e homicídos somadas.
 
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito e homicídios, o que representa 12 mil notificados anualmente, 32 casos por dia, um em cada 45 minutos.
 
O Brasil é ainda o 8º país em número absoluto de suicídios para cada 100 mil habitantes. Apesar de estarmos bem abaixo da média mundial, de 11,4, o índice nacional vem aumentando ano a ano. Era de 4,38 em 2004 e em 2014 já marcava 5,25. Sendo os homens mais vulneráveis que as mulheres.
 
Como parte das atividades do mês, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil vai exibir o filme “Se enlouquecer não se apaixone” nas seguintes escolas:
 
14/09 – às 9 horas, na EE Profº Jethro Vaz de Toledo;
 
18/09 – às 13h30, na EE Dr. ​Alfredo Cardoso
 
25/09 – às 9h30, na EE Prof.ª Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha

MESA REDONDA – RAPS realizará ainda, no dia 28/09, quinta-feira, às 13h30, uma mesa redonda relacionada à prevenção do suicídio, com a participação de especialistas no assunto: Silvana Mantelatto (Psicóloga e Psicanalista); Eliane M. Soares (Voluntária do Centro de Valorização da Vida); Maria Carolina de Aguiar Trigueirinho (Coordenadora de Enfermagem do SAMU e NEU); dra. Graciela Marasca Ribeiro (Médica Psiquiatra do Ambulatório de Saúde Mental Vila Sônia); José Ravanelli Netto (Psicólogo do CAPS II – Bela Vista); Patrícia Henrique Monteiro (Psicóloga do Ambulatório de Saúde Mental Álcool e Drogas); Ana Carolina Toniolo (Terapeuta Ocupacional do Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil). Tendo como mediadora Luciene Blumer (Psicóloga e Coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina).
 
O evento será no Centro de Treinamento do Centro de Vigilância em Saúde (CEVISA), Rua do Trabalho, nº 634 – Vila Independência. Aberto ao público, as inscriçõesserão feitas na data e local do Evento.
 
 
O Centro de Valorização à Vida (CVV), de Piracicaba, também estará desenvolvendo ao longo do mês algumas palestras sobre a relevância da prevenção ao suicídio. Segue programação:
 
 
PALESTRAS DURANTE A SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA – de 11 a 15 de Setembro de 2017
 
11/09 – segunda-feira, 19h30,  Palestrante: Vandrea Novello –
Coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde de Piracicaba
Tema: Entendendo e conhecendo a Rede de Atendimento a Saúde Mental em Piracicaba
Local: Rua do Rosário, 700 – centro
 
12/09 – terça-feira, 19h30, Palestrante: Dr Neury J. Botega – Médico psiquiatra, trabalha no consultório e no Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas 
Tema: Comportamento suicida: precisamos conversar sobre isso
Local: Rua do Rosário, 700 – centro
 
 
14/09 – quinta-feira, 19h30, Palestrante: Eliane M Soares – voluntária do CVV
Tema: A importância do CVV para a manutenção da Vida
Local: Auditorio Empem – Rua Santa Cruz, 1155 – centro
 
 
15/09 – sexta-feira, 19h30, Palestrante: Psicologa: Adriana Tabai –
Exibição de filme XXX e após roda de conversa
Local: aguardando local
 
___
 
Realização: CVV – Centro de Valorização da Vida de Piracicaba
Eliane Margarete Soares – Coordenadora da Comissão de Divulgação
Telefone: 99716.8470
E-mail: piracicaba@cvv.org.br
Endereço CVV: Rua Ipiranga, 806 – centro – Piracicaba
 
  

 

‹ voltar