Região Central recebe mutirão de combate a dengue no sábado (16/03)

15 de março de 2019 • Leandro Bollis

As ações de combate ao mosquito da dengue não param de ser realizadas pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste sábado (16/03) mais um mutirão de combate ao Aedes – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – será realizado, desta vez, na Região Central (centro e Bairro Alto) e adjacências, sob a orientação do Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA).

O trabalho que acontecerá das 7h às 13h irá visitar 7 mil residências onde serão passadas orientações e haverá entrega de folhetos sobre o mosquito transmissor e formas de combate, bem como retirada de criadouros. Cada agente vai carregar um saco de 100 litros para a coleta e o material será transportado por pick-ups. No total, 100 agentes de saúde estarão envolvidos na ação.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, os bairros escolhidos para a campanha correspondem à região onde foram confirmados casos de dengue registrados no município neste ano. “O trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de casos de dengue, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explicou.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, é importante que a população se sensibilize para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque ele está nas residências e as famílias precisam estar conscientes de que é preciso tomar medidas preventivas básicas para eliminá-lo, como evitar criadouros e furar pratos de vasos. “Só assim teremos a segurança de que a cidade ficará protegida do Aedes”.

As ações de combate a dengue realizadas pela Prefeitura não param por aí. No próximo sábado (23/03) um novo mutirão será realizado também na Região Central.