Região Oeste abre nesta terça-feira (26/03) a série de Pré-Conferências da Saúde

25 de março de 2019 • Romualdo Filho

A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizam nesta terça-feira, 26 de março, a partir das 19 horas, a primeira Pré-Conferência Municipal de Saúde, no CRAB da Vila Cristina, Avenida Raposo Tavares, 1851, representando a Região Oeste. Serão quatro encontros ao todo, um em cada região da cidade, incluindo a área rural (Ver agenda abaixo).

Os encontros regionais terão a função de preparar a comunidade local e eleger como delegados profissionais da saúde do setor público – que trabalham nos postos de saúde de cada região – para a 9ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 13 e 14 de abril, no Centro Cívico da Prefeitura de Piracicaba.

As pré-conferências são também fóruns para a formulação de propostas de políticas públicas de saúde visando estabelecer diretrizes para a 9ª Conferência Municipal de Saúde. “Por isso a presença da população nesses encontros é fundamental para que possamos discutir o SUS que queremos”, disse o coordenador geral da conferência, Moisés Taglietta.

O tema deste ano da 9ª Conferência Municipal de Saúde é Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS. A finalidade do evento é estabelecer propostas para a melhoria da qualidade da saúde pública no município e do país a partir de uma discussão aberta, com a participação de todos os interessados.

As propostas aprovadas neste encontro local serão encaminhadas para as discussões estaduais. Como somente delegados devidamente eleitos têm direito a voto, as pessoas que atuam de alguma forma no setor de saúde, seja público, privado ou organizações não-governamentais, e que tenham o interesse de ser delegados, devem ficar atentos às datas, locais e processos de inscrição, que constam do Regimento Geral da 9ª Conferência Municipal de Saúde.