SAMU recebe três novas ambulâncias e atualiza frota

24 de maio de 2018 • Romualdo Filho

Chegaram três ambulâncias básicas, zero quilômetros, para completr a frota do SAMU. Os veículos precisam agora da documentação regularizada e de sistema de rádio, que estão sendo providenciados. São unidades robustas, da Mercedes Bens, adquiridas pelo Ministério da Saúde (MS), que proporcionarão serviço de qualidade no atendimento de urgência e emergência aos munícipes.

A doação das três ambulâncias pelo MS ao município foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), de 30 de abril, e representam desembolso aproximado de R$ 530 mil. Com isso, o SAMU terá frota 100% renovada, considerando-se as outras duas unidades recebidas recentemente nas mesmas condições, que já estão na rua.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a renovação da frota é uma conquista que exigiu empenho da pasta, porque há mais de cinco anos a cidade não recebia nenhuma unidade de reposição, o que desgastou severamente os veículos em uso.

“Estivemos várias vezes em Brasília conversando com representantes do Ministério da Saúde e a renovação da frota do SAMU era uma das solicitações que apresentamos. Com a estrutura móvel em dia, temos condições agora de melhorar ainda mais nosso atendimento à população e reduzir os custos com manutenção”, explicou Pedro Mello.

O SAMU, com a reposição, conta, portanto, com cinco ambulâncias básicas novas e uma UTI. Sendo que a UTI foi adquirida com recursos municipais. Há ainda outros veículos usados que ficarão na reserva, em caso de acidentes ou quebra.

A Prefeitura de Piracicaba comprou também este ano, com recursos próprios, mais três carros de sete lugares para transporte de pacientes para hemodiálise pelo Sitts. Além de outros dois furgões para transportar pacientes na horizontal.

“A demanda por transporte de pacientes tem crescido muito nos últimos anos. Para que possamos oferecer um atendimento de qualidade, precisávamos de uma frota qualificada”, observou Pedro Mello. As novas ambulâncias e os novos veículos adquiridos com recursos da prefeitura vão dar mais tranquilidade ao serviço”, concluiu.

A vinda das ambulâncias para o município contou com a colaboração do vereador Gilmar Rotta.