SAMU terá frota de ambulâncias 100% renovada

14 de Maio de 2018 • Romualdo Filho

O Ministério da Saúde (MS) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de 30 de abril o Extrato de Termo de Doação 221/2018, que garante a doação de mais três ambulâncias básicas zero quilômetros para a Secretaria de Saúde de Piracicaba, no valor aproximado de R$ 530 mil, para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A expectativa do coordenador do Sistema Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde (Sitts), Bento Dias Gonzaga Filho, é buscar as ambulância ainda esta semana. “Depois disso, precisamos de um tempo para colocar a documentação dos veículos em dia, antes de colocá-los em operação”, explicou.

Com essas novas doações, o Governo Federal cumpre com o seu compromisso de renovar a frota do SAMU de Piracicaba, uma vez que no mês passado foram enviadas outras duas, totalizando cinco equipamentos básicos.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a renovação da frota é uma conquista que exigiu empenho da pasta, porque há mais de cinco anos a cidade não recebia nenhuma unidade de reposição, o que desgastou severamente os veículos em uso.

“Estivemos várias vezes em Brasília conversando com representantes do Ministério da Saúde e a renovação da frota do SAMU era uma das solicitações que apresentamos. Com a estrutura móvel em dia, temos condições agora de melhorar ainda mais nosso atendimento à população e reduzir os custos com manutenção”, explicou Pedro Mello.

O SAMU, com a reposição, conta, portanto, com cinco ambulâncias básicas novas e uma UTI. Sendo que a UTI foi adquirida com recursos municipais. Há ainda outros veículos usados que ficarão na reserva, em caso de acidentes ou quebra.

A Prefeitura de Piracicaba comprou também este ano, com recursos próprios, mais três carros de sete lugares para transporte de pacientes para hemodiálise pelo Sitts. Além de outros dois furgões para transportar pacientes na horizontal.

“A demanda por transporte de pacientes tem crescido muito nos últimos anos. Para que possamos oferecer um atendimento de qualidade, precisávamos de uma frota qualificada”, observou Pedro Mello. As novas ambulâncias e os novos veículos adquiridos com recursos da prefeitura vão dar mais tranquilidade ao serviço”, concluiu.

A vinda das ambulâncias para o município contou com a colaboração do vereador Gilmar Rotta.