SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde abre campanha Outubro Rosa na Estação da Paulista

30 de setembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS – Fotos: Divulgação

Em alusão à campanha Outubro Rosa, de promoção à saúde e prevenção ao câncer feminino, a Secretaria de Saúde realiza diversas ações ao longo deste mês. A primeira ação, em parceria com a Fundação Ilumina, acontece de 1º a 8/10, quando a entidade estaciona a Carreta de Prevenção Ilumina na Estação da Paulista para realização de mamografias. A abertura oficial da campanha será amanhã (1º/10), às 9h, na Estação da Paulista, com a participação do secretário de Saúde, Filemon Silvano, representantes da Fundação e de entidades municipais.

Os exames da carreta serão gratuitos e acontecem de segunda à sexta, das 8h às 17h, voltado às mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Não é necessário pré-agendamento. A campanha beneficia mulheres residentes em Piracicaba e que fizeram a última mamografia há dois anos. É necessário levar mamografia anterior, documento com foto e cartão do SUS. O atendimento será por ordem de chegada. Serão distribuídas senhas, sendo 50 por dia. As mulheres que não conseguirem uma das 50 senhas para esta sexta-feira, primeiro dia da campanha, receberão senhas para retornar nos outros dias da semana que vem.

De acordo com a coordenação do setor da Saúde da Mulher de Piracicaba, as pacientes com pedido médico (sintomáticas) ou fora da faixa etária também poderão fazer o exame na carreta. “Os resultados da mamografia seguirão para o laboratório central e serão levados às unidades de saúde de referência para serem retirados pelos pacientes. Os resultados alterados ou suspeitos seguirão para consulta no CESM (Centro Especializado em Saúde da Mulher) com mastologista e realizada a conduta pertinente a cada caso”, informa.

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforça que o Outubro Rosa é sempre momento de importante reflexão e conscientização sobre a saúde da mulher, principalmente no combate ao câncer. “Por isso a Prefeitura mantém ações especiais neste mês, bem como ao longo de todo o ano para a prevenção desta e de outras doenças. Iniciamos, como já é costume para esta data, com a parceria da Fundação Ilumina que fará exames de mamografia gratuitamente na Estação da Paulista por meio de sua Carreta de Prevenção”, disse.

Para Adriana Brasil, médica especialista em cirurgia de cabeça e pescoço, fundadora e presidente do Conselho de Administração da Associação Ilumina, as ações do Outubro Rosa encorajam as mulheres a fazerem o exame preventivo. “Mais de 90% das mulheres com câncer são salvas quando a doença é diagnosticada logo no início. E a mamografia é uma das estratégias adotadas mundialmente”, ressaltou ela. A família e os amigos, segundo a especialista, podem exercer um importante papel estimulando a realização do exame preventivo.

Secretaria de Saúde abre campanha Outubro Rosa na Estação da Paulista com realização de mamografias

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil – excluindo os tumores de pele não melanoma – o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. No estado de São Paulo, segundo o INCA, a taxa é de 55,39. Em Piracicaba, até hoje (30/09), 270 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e, em 2020, 305 mulheres.

Ainda, segundo o INCA, o câncer de mama é uma doença rara em mulheres jovens e sua incidência começa a ser mais expressiva a partir dos 40 anos. A maior parte dos casos ocorre a partir dos 50 anos. Homens também desenvolvem câncer de mama, mas estima-se que a incidência nesse grupo represente apenas 1% de todos os casos da doença.

OUTUBRO – Ao longo deste mês, a Secretaria de Saúde vai promover diversas ações com foco na prevenção ao câncer nas mulheres. Durante as semanas de outubro, as unidades farão diversas ações de conscientização como café da manhã, caminhadas e bate-papo nas salas de espera; além disso, serão ampliadas as ofertas de consultas e exames preventivos.

Além disso, em dois sábados mais de 30 unidades de saúde vão ofertar exames extras de papanicolau e rastreio de câncer de mama: no dia 2, a oferta será nas UBSs do Centro e do Alvorada e na USF Primavera. No dia 30, as ofertas acontecem nos CRABs Novo Horizonte, Piracicamirim, Vila Sônia, Vila Cristina e Vila Rezende, nas UBSs do Caxambu, Esplanada, Independência, Paulicéia/Coreia e Planalto, e nas USFs Algodoal, Bosques do Lenheiro 1 e 2, Boa Esperança 2, Eldorado 2, IAA 1, Itapuã 2, Kobayat Libano, Monte Líbano 1 e 2, Orlanda, Santa Fé, Santa Rosa 1 e 2, Serra Verde, Tatuapé 2 e Vila Industrial.

Unidades de Saúde se organizam para ações do Outubro Rosa 2021

A DATA – O Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama – o laço cor-de-rosa – foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente. O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, para contribuir com a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

COVID-19 – Os organizadores da Campanha Outubro Rosa lembram que deverão ser respeitados os protocolos do Ministério da Saúde para prevenção da Covid-19 com uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos.

SERVIÇO – Abertura da Campanha Outubro Rosa de prevenção do câncer de mama. Sexta-feira, 1º de outubro, às 9h, na Estação da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 1580, Paulista), com início das ações da Carreta de Prevenção Ilumina à mulheres piracicabanas com idade entre 50 e 69 anos. Gratuito.

‹ voltar