Saúde alerta sobre consumo de água de bicas

14 de junho de 2013 • Coordenação DAF

Análise bacteriológica das bicas de água realizada pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) no mês de maio aponta a presença de coliformes fecais e coliformes totais em 11 de 12 locais avaliados.

De acordo com o médico Osmar Gaiotto, diretor da Vigilância Sanitária, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, a água das bicas não é apropriada para o consumo humano. “Á água é considerada como alimento, pois transita no organismo, e como alimento precisa ter padrões de qualidade que são garantidos quando tratada pelos serviços de abastecimento público seguindo normas do Ministério da Saúde. Como não recebem tratamento, ás águas das minas são impróprias para o consumo humano”, disse.

Gaiotto afirma que a água desses locais pode ter outros tipos de utilização, como a limpeza de calçadas e pisos externos. “Como a água é um elemento escasso, elas podem ser aproveitadas de outra maneira, mas a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas não ingiram essa água”.

A prefeitura já colocou em outras ocasiões placas nos locais alertando sobre a qualidade da água. “Infelizmente essas placas foram arrancadas. A população precisa estar alerta e não consumir água dessas fontes”, afirma Gaiotto.

Segundo o diretor da Visa, mesmo que uma determinada bica não apresente coliformes no momento da análise, é preciso evitar a ingestão da água do local. “A análise é uma fotografia do momento e mesmo que bacteriologicamente a água não esteja imprópria para o consumo, quimicamente ela pode apresentar alterações”.

O médico afirma que o consumo de água com presença de coliformes pode causar distúrbios gastrointestinais como diarreias, vômitos, gastroenterocolite aguda, colite e desidratação. “Em casos mais severos, pode causar septicemia e até a morte”, alerta.

As bicas avaliadas pelo Semae são as da Rua Silva Jardim, Morlet (Rua da Glória – Paulista), 7 bicas (Avenida Francisco de Souza – Nhô Quim), 4 bicas (Avenida Francisco de Souza), Avenida Campos Sales (Cidade Jardim), Avenida dos Bandeirantes (entre a ponte do Mirante e o Lar dos Velhinhos), Rua João Alves de Almeida (Vila Fátima), Engenho Central, Estrada do Bongue, Jardim Brasília (dentro da Área de Lazer), Rodovia Piracicaba-Limeira (próximo ao Monte Alegre) e Rua Santa Olímpia.