Saúde antecipa prevenção à dengue e alerta população sobre criadouros

28 de maio de 2013 • Coordenação DAF

A diminuição no número de notificações de casos de dengue no município, que todo ano ocorre normalmente entre a 20ª e 23ª semana, não é motivo de comemoração para a Secretaria de Saúde, que irá antecipar o trabalho preventivo, que normalmente tem início no país na 27ª semana.

O novo ciclo do mosquito tem início com a chegada da estiagem, quando as fêmeas do Aedes aegypti, transmissor da dengue, depositam seus ovos nos recipientes. Com duração de até dois anos, os ovos eclodem com a chuva e o calor, quando o ciclo reprodutivo do mosquito dura entre sete e dez dias.

De acordo com o secretário Pedro Mello, as atividades de retirada dos criadouros deve ser intensificada, sendo uma responsabilidade de todos. “O mosquito bota os ovos nos vasilhames e eles eclodem nas primeiras chuvas, em setembro e outubro, por isso o trabalho de prevenção e eliminação dos criadouros não pode parar. A prevenção da dengue é de responsabilidade de todos, e deve ocorrer diuturnamente”, disse.

Mello defende a participação de toda a sociedade no combate à doença e destaca o trabalho iniciado este ano pelo Comitê de Combate à Dengue em Piracicaba, criado pelas secretarias de Saúde e Governo. “O comitê já trouxe ações importantes, como a adesão do sindicato dos trabalhadores da construção civil em ações de fiscalização e orientação nas obras, mas é preciso que toda a sociedade se envolva na questão”.

O coordenador do PMCD (Plano Municipal de Combate à Dengue), André Rossetto, afirmou que o maior entrave para o trabalho dos agentes de combate à doença é o alto índice de pendências. “Temos um índice entre 30% e 40% de imóveis fechados durante as visitas dos agentes e em alguns bairros dormitórios esse índice chega a 50%. É preciso que toda a população se envolva no combate à doença e na eliminação de criadouros e procure deixar sua casa em ordem, livre de recipientes que podem servir como criadouro do mosquito”, disse.

A Secretaria de Saúde já começou a se reunir para discutir como será o trabalho de combate à dengue a partir do segundo semestre deste ano. A ideia é convocar toda a sociedade para participar das ações de prevenção e orientação. O novo plano de combate à doença está sendo discutido por profissionais da Secretaria e deverá ser encaminhado ao Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo até o início de junho.

Confira as notificações de dengue nas últimas dez semanas:

Semana

Notificações