Saúde articula campanha: Dengue? Na minha casa não!

21 de novembro de 2012 • Coordenação DAF

Na manhã desta quarta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde promoveu reunião com diretores e coordenadores das escolas estaduais e particulares, para articulação da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em Piracicaba:“Dengue? Na minha casa não!”.

O evento, que aconteceu no Anfiteatro do Centro Cívico, contou também com a participação do coordenador do Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), André Rossetto, o representante da diretoria de ensino do Estado, Davi Pacheco.

No encontro, o secretário de saúde Fernando Cárdenas relembrou a importância da participação das escolas, das instituições e da sociedade nas ações de combate à doença. Ele apresentou também o mapa com o número de casos atualizados – até a data de hoje são 3.068 –, e os bairros que apresentam alto índice de infestação. Dos bairros com maior número de casos, destaca-se a região central, como por exemplo, Cidade Alta, Paulista, Vila Cristina e a região do Vila Sônia.

André Rossetto enfatizou que não existe receita para eliminar a dengue, a única ação eficaz é não deixar água acumulada e parada, evitando assim, o surgimento de novos criadouros da doença. O coordenador lembrou que é imprescindível a participação da população no combate à doença, pois é dentro das casas que estão os maiores problemas, como por exemplo, os pratos de vasos.

Com relação à participação das escolas, Davi Pacheco pediu que os representantes desenvolvessem ações em sala de aula usando os folhetos informativos e os Check list produzidos pela Secretaria de Saúde. Além de incentivar os alunos que levem informações sobre o mosquito para os responsáveis em casa.

Cárdenas disse ainda que a pasta tem trabalhado bastante as ações de prevenção no combate ao mosquito, através de visita casa a casa, distribuição de panfletos e cartazes, e dos arrastões para retirada de inservíveis que acontecem aos sábados nos bairros onde o índice de infestação é alto.

No próximo sábado (17), as atividades acontecem na região do Vila Cristina, atendendo aos bairros: Jardim Stênico, Monte Verde, Jardim Cruzeiro, Monte Branco, Jardim Regina, Vila Cristina, Nova Paulista, Monte Cristo, Jardim Tarumã, João Conceição, Borguesi, Jardim Camargo e Glória (Frei Sigrist).