Saúde busca diagnosticar pacientes com tuberculose

9 de novembro de 2012 •

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE) e do Centro de Doenças Infecto-contagiosas (Cedic), iniciou nesta semana as atividades de Busca Ativa de Sintomático Respiratório, uma campanha de nível estadual tem o objetivo de diagnosticar pacientes com tuberculose. O objetivo é descobrir, tratar e curar precocemente a doença.

O sintoma mais freqüente da tuberculose pulmonar no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse que dure 2 (duas) semanas ou mais é chamada de sintomático respiratório e deve ser encaminhada ao médico para realizar o exame de escarro.

Outros sintomas são: febre (mais freqüente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa desapercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é "comum", porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância.

O tratamento para a tuberculose é gratuito. A campanha acontecerá até o dia 17 de novembro, nas unidades de saúde (Unidades Básica de Saúde – UBS e Programa de Saúde da Família – PSF) do município.

O que é a Tuberculose?

É uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). É causada pelo Bacilo de Koch (BK).

Como se transmite?

A transmissão é de pessoa a pessoa. Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas muito pequenas, com o micróbio da tuberculose. A pessoa que respire este ar pode levar este micróbio para o seu pulmão.