Saúde capacita profissionais da rede pública para Testagem Rápida de HIV

13 de novembro de 2018 • Romualdo Filho

O Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic) e o Departamento de Atenção Básica (DAB) estão capacitando os novos enfermeiros da rede, bem como dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares para a realização de testes rápidos de HIV. De acordo com a coordenadora de enfermagem do DAB, Tatina Bonini, “o objetivo é difundir o conhecimento junto às equipes para ampliar o atendimento à população em todas os postos de saúde”.

Nesta terça-feira, 13/11, cerca de 40 profissionais se reuniram o dia todo no anfiteatro da Associação Paulista de Medicina (APM) para palestras com a enfermeira do Cedic, Márcia Fiusa, e as enfermeiras apoiadoras do DAB (Tafnes Muniz Bassetti e Marcela Furlan Buoro), as enfermeiras do CRAB Paulista, Gislene Nicolau dos Santos, da USF Santa Rita, Juliana L. Grosso Firmino, quando foi falado sobre diagnóstico de HIV, Sífilis, Hepatites Virais, documentação e logística e monitoramento dos casos.

Antes, o coordenador do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), Moisés Taglietta, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da difusão de técnicas fundamentais para o diagnóstico precoce de HIV. Segundo ele, o treinamento faz parte dos preparativos da rede municipal de saúde para o Dezembro Vermelho, mês de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS) junto à população interessada, período em que a rede municipal desenvolve a Campanha Fique Sabendo.

Amanhã, quarta-feira, 14/11, a partir das 8 horas, ainda na APM, o enfermeiro apoiador Alessandro Fedeo e a enfermeira da USF Chapadão 2, Elaine Defavari, vão falar de acolhimento, aspectos éticos para testagem, pré-atendimento e revelação diagnóstica. Após o almoço, serão esclarecidas dúvidas falar sobre como será a Campanha Fique Sabendo deste ano, bem como haverá, para encerrar, práticas de testagem rápida.

Equipe da Atenção Básica: Tatiana Bonini (coordenadora de enfermagem da Atenção Básica), Ana Fuza (enfermeira apoiadora da AB), Juliana Firmino (enfermeira da USF Santa Rita), Tafnes Bassetti (enfermeira apoiadora da AB), Alessandro Fedeo (enfermeiro apoiador da AB), Marcela Buoro (enfermeira apoiadora da AB) e Gislene dos Santos (enfermeira do CRAB Paulista)