Saúde é incorporada ao projeto “Piracicaba Trabalha Assim”

22 de julho de 2019 • Leandro Bollis

Tendo a Saúde como mais um equipamento público oferecido à população, o projeto “Piracicaba Trabalha Assim – PTA”, da Prefeitura de Piracicaba, realizou nesta sexta-feira (19/07) uma visita técnica com a participação dos usuários da USF (Unidade de Saúde da Família) Costa Rica e lideres comunitários à sede da Hyundai e ao Hospital Regional, inaugurado em março de 2018. Implantado em 2009, o projeto consiste em visitas técnicas coordenadas pela Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico.

O projeto “Piracicaba Trabalha Assim”, da Prefeitura de Piracicaba, tem o objetivo de apresentar in loco à sociedade, os investimentos por ela realizados em diversas áreas, como forma de melhorar a qualidade de vida da população piracicabana, e também do funcionamento de unidades municipais.

Com outra visão dos serviços executados pela Prefeitura, cuja forma de trabalhar prioriza a transparência, a coletividade e o bom uso do dinheiro público, é criado um laço de estreitamento entre a administração e a sociedade, o qual pode ser traduzido em confiança” argumenta o Secretário Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico e vice-prefeito, José Antonio de Godoy.

Na ação desta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, apresentou aos presentes no auditório do Hospital Regional a estrutura de serviço da Pasta oferecida à população. “Temos atualmente uma rede pública de assistência qualificada na área de saúde com profissionais treinados visando melhor atendimento à população”, ressaltou.

Mello destacou ainda a importância do Hospital Regional. “Em um ano de funcionamento foram mais 42 mil atendimentos. Piracicaba ganhou muito com o hospital”. Com capacidade total de 132 leitos, o hospital é referência para as 26 cidades da região de Piracicaba, Limeira, Rio Claro e Araras, foi inaugurado em março de 2018 com a finalidade de atender exclusivamente os pacientes do SUS. As informações da unidade foram apresentadas pela diretora assistencial, dra. Claudia Elena da Silva Nassif.

A partir de hoje (19/07) mais um equipamento público foi incorporado ao PTA que é o Sistema de Saúde Pública de Piracicaba. Os participantes conheceram toda a estrutura da rede pública de saúde, desde as unidades básicas, passando pelas especialidades até UPAs e os hospitais que atendem pelo SUS. E logo após, uma apresentação do Hospital Regional feita equipe da Unicamp, responsável pela gestão. O objetivo é cada vez mais mostrar à população como é que a administração pública faz a gestão desses equipamentos públicos e como aplica os recursos provenientes da arrecadação de impostos e convênios com o Estado e a União”, disse Washington Marciano – Coordenador do PTA.

A próxima visita será no dia 9 de agosto, desta vez, com moradores do distrito de Tupi. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3403-1078, na Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico.