Saúde lança campanha sobre agendamento para castração em parceria com a Via Ágil

11 de março de 2020 • Romualdo Filho

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), lançou ontem (10/03) uma campanha informativa sobre agendamento para castração de cães e gatos no centro cirúrgico do Canil Municipal (rua dos Mandis, s/nº, Jupiá). A divulgação está sendo feita nos ônibus circulares e nos terminais integrados de transporte, administrados pela Via Ágil, parceira da Prefeitura. Além de cartazes (elaborados pelo Centro de Comunicação Social da Prefeitura), estão circulando nos ônibus peças informativas nos painéis eletrônicos, eleaboradas pelo setor de marketing da Via Ágil.

“O objetivo é levar aos mordores dos bairros a informação de que todas as unidades de saúde da Atenção Básica fazem o agendamento para a castração, incluindo o Poupatempo Municipal, atendendo assim a população que mais precisa do serviço público. Foi a forma mais democrática que encontramos de divulgar o nosso serviço e descentralizar o agendamento”, explicou a médica veterinária e coordenadora do CCZ, Eliane Carvalho.

De acordo com Eliane, o serviço já funciona assim, mas faltava uma divulgação de maior impacto. “Como o publicitário Fernando Galvão, da Via Ágil, gostou da proposta pela sua ampliturde social, conseguiu a aprovação interna, junto à diretoria da empresa, e a campanha ganhou a rua”, explicou. “Com isso, acreditamos que teremos a adesão de toda a cidade ao serviço, especialmente a população mais carente”.

O agendamento para castração funciona como o agendamento de consulta médica. Ao chegar na unidade, com o Cartão de Saúde, a atendente consulta o sistema e vê se há vagas abertas para o serviço. Assim sendo, marca o dia e a hora para o proprietário levar seu animal de estimação ao Canil Municipal, onde fica o centro cirúrgico. Ele recebe também as instruções sobre como proceder nas fase pré e pós-cirúrgicas.