Secretaria de Saúde realiza 1º Encontro Municipal de Agentes Comunitários de Saúde

27 de setembro de 2018 • Romualdo Filho
A fim de fortalecer a integração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e refletir sobre a importância estratégica desses profissionais na melhoria do atendimento à população, o Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Saúde, realizará dia 04 de outubro, no anfiteatro da prefeitura, o 1º Encontro Municipal de Agentes Comunitários. O evento faz referência ao Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, comemorado na mesma data.
Atualmente, 264 ACSs atuam junto às 52 Unidades de Saúde da Família (USF), distribuídas por todas as regiões da cidade, e são os responsáveis pelas visitas domiciliares aos usuários SUS – em suas respectivas áreas de cobertura – e o acompanhamento preventivo da saúde dos familiares. “Esses profissionais são fundamentais para o bom desempenho da rede e precisam estar fortalecidos para que desenvolvam suas funções da melhor forma possível. Para que isso aconteça, precisam se sentir valorizados e compreender a importância da sua atividade”, disse Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do DAB.
Durante o encontro haverá uma palestra proferida pela professora da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), no Departamento de Odontologia Social, Luciane Miranda Guerra, com o tema “O papel do ACS e a evolução da rede de Atenção Básica no Brasil e em Piracicaba devido à atuação desses profissionais”. A palestrante é Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Saúde Coletiva e ex-secretária municipal de Saúde de Santo Antonio da Posse. Antes da exposição, o grupo Amigas da Onça, composta por mulheres que superaram o câncer, ligadas ao Cecan, da Santa Casa, vão apresentar uma esquete musical.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a Secretaria de Saúde visa a formação permanente de toda sua equipe. “Essa capacitação qualifica a rede e fortalece a ação coletiva. Em períodos de crise, tanto política como social, ter um olhar abrangente para a sociedade e a saúde da família é fundamental. Os agentes de saúde são os nossos soldados de frente, que estão mais próximos dos familiares, principalmente nos bairros onde seus moradores mais precisam do apoio do poder público e do SUS. Portanto, capacitar os ACS é uma ação muito importante. Que este seja apenas o primeiro encontro de muitos que virão”, disse.