SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde realiza 8.193 atendimentos em mutirões no 1º semestre

22 de julho de 2019 • Leandro Bollis

Com o objetivo de atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza aos sábados os mutirões de saúde em diversos centros de especialidades médicas da rede pública e no Poupatempo Municipal. Somente no primeiro semestre deste ano – janeiro a junho – foram atendidos 8.193 pacientes SUS (Sistema Único de Saúde).

As ações reduzem as filas de espera, beneficiando todos os usuários do SUS, além de facilitar a agenda de pessoas que têm dificuldades para ir a consultas durante a semana. Todos os atendimentos são para pacientes previamente agendados pela Central de Relacionamento com os Pacientes SUS (Centrus), que aguardavam em fila de espera. Durante o período, foram oferecidas 9.482 vagas, porém, o indice de absentismo foi de 15,28%.

No Centro de Especialidades (Postão), atrás do Mercado Municipal – travessa Newton de Almeida Mello, s/nº –, foram beneficiadas 4.170 pessoas nas mais diversas especialidades: Cirurgia Vascular (88), Dermatologia (249), Endocrinologia (154), Neurologia (206), Ortopedia (467), Reumatologia (157), Urologia (762), Gastroenterologia (842), Otorrino (69) e Clinica Médica (1.176).

Na Clínica de Olhos – rua Alferes José Caetano, 1453, Centro – 627 usuários receberam atendimentos oftalmológicos. No Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), outras 1.320 pessoas realizaram ultrassonografia. Na UBS Parque Piracicaba foram realizados 309 atendimentos de Clínica Médica, beneficiando usuários da Região Norte (Bosque dos Lenheiros 2, Vila Industrial, Mário Dedini e Parque Piracicaba).

No Poupatempo Municipal – avenida Armando de Salles Oliveira, 2.056 –, 1.767 pessoas puderam retirar o Cartão Nacional de Saúde, cuja apresentação é necessária quando se consegue o primeiro emprego ou então está se recolocando no mercado de trabalho. A obtenção do Cartão SUS, aos sábados, beneficiou também gestantes e usuários do SUS que não puderam ir à unidade durante a semana por questão de trabalho.

De acordo com o prefeito Barjas Negri, o governo municipal tem empenhado esforços para enfrentar as dificuldades e atender a elevada demanda por serviços de saúde na rede pública. “Os mutirões são uma medida eficiente e de qualidade, que potencializa o desempenho do setor, em benefício de toda a população”, disse.

Os mutirões compensam, de alguma forma, a defasagem de médicos na rede que tiveram de se afastar seja por doença, aposentadoria ou pedido de exoneração, garantindo atendimento à população, até que um novo concurso público seja realizado. Inclusive, esse processo para recompor nosso quadro médico já está em andamento e novos concursos acontecerão em breve. Um deles, que está em andamento, vai contratar 52 profissionais em diversas áreas”, ressalta Pedro Mello, secretário Municipal de Saúde.

‹ voltar