Saúde realiza capacitação de profissionais da enfermagem

8 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Foto: Felipe Poleti/CCS

Na manhã de ontem, 07/10, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, realizou mais um encontro de qualificação a profissionais da enfermagem. Com ação voltada ao Outubro Rosa e com foco na saúde da mulher, o encontro abordou o exame de papanicolau na rede de atenção básica da cidade e os acolhimentos das pacientes nas unidades. O evento aconteceu no anfiteatro da Secretaria de Educação, teve a participação do secretário Filemon Silvano e do subsecretário Augusto Muzilli Jr. e contou com cerca de 100 servidores.

Capacitação aconteceu no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação

Participaram do evento promovendo palestras a psicóloga e articuladora de Humanização da DRS-10, Sônia Regina Silva, que abordou o tema Acolhimento: Aproximar-se do Distante; sobre a técnica para a coleta do exame Papanicolau, ministraram palestra as enfermeiras Elaine Zanata, articuladora da Saúde da Mulher na DRS-10, e Tatiana do Prado Lima Bonini, coordenadora de Enfermagem da Atenção Básica (DAB) em Piracicaba; o encerramento ficou por conta da palestra da enfermeira Marcela Furlan Buoro, coordenadora da Saúde da Mulher da Prefeitura com o tema Depois da Coleta… Vamos Conversar?.

Segundo o secretário Filemon Silvano, o debate é muito importante. “Esta capacitação intensa pelos quais os nossos profissionais passam é importante para a qualidade do atendimento e fornecimento dos serviços de saúde com qualidade à população. Neste Outubro Rosa, os temas de saúde voltado às mulheres é oportuno principalmente com o foco na prevenção de doenças”, declarou.

Tatiana Bonini e Marcela Buoro durante capacitação dos profissionais de saúde

A coordenadora de enfermagem do DAB, Tatiana Bonini, reforçou que o Outubro Rosa é um mês que proporciona a ampliação das ações de rastreamento e prevenção do câncer de mama e colo uterino. “E com isso surge a oportunidade de conversas como esta que garante reflexões, dando base para melhoria da qualidade na coleta dos exames de papanicolau durante nas consultas de enfermagem, além de uniformizar as ações de rede com o Centro Especializado em Saúde da Mulher, o CESM”, disse.

Para Marcela Buoro o Outubro Rosa de 2021 tem importância especial. “Após mais de um ano de atenções voltadas para ações de saúde contra o Covid-19, podemos dedicar o Outubro Rosa deste ano em um verdadeiro impulso para que a sociedade olhe para a prevenção acerca dos cânceres femininos. A saúde da mulher merece esse olhar humanizado, integral e tecnicamente de excelência. Por isso, além das ações nas unidades de saúde ampliando o acesso das mulheres aos exames, a Secretaria promove um encontro de qualificação para atenção a saúde da mulher com foco no exame Papanicolau”, enfatiza.

Psicóloga Sonia Regina durante palestra