Saúde realiza mais de 11 mil internações nos dois hospitais da cidade

28 de agosto de 2012 • Coordenação DAF

No período de janeiro a julho deste ano, o Hospital dos Fornecedores de Cana e a Santa Casa realizaram 11.667 internações do contrato firmado com a Prefeitura, sendo 6.214 internações na Santa Casa e 5.453 no Hospital Fornecedores de Cana. Do total, 5.407 necessitaram de cirurgia.

Esta prestação de serviços só é possível graças aos contratos assinados entre o Município e os hospitais, anualmente, garantindo atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso foram investidos R$ 18 milhões de recursos da Prefeitura, sendo R$ 10 milhões com a Santa Casa e R$8 milhões com o Hospital da Cana.

A contratualização permite aos pacientes do SUS acesso a serviços como cirurgias de média e alta complexidade, oncologia (quimioterapia e radioterapia), intervenções cardíacas, hemodiálise, partos, exames de diagnóstico por imagem como ressonância magnética, tomografia e outros.

O secretário Fernando Cárdenas lembra que “o Orçamento da Saúde, dentro da política do prefeito Barjas Negri, cresce anualmente e investe na ampliação de serviços básicos e especializados, inclusive no sistema hospitalar que vem crescendo ano a ano”.

Os hospitais garantem, por meio destes contratos com a Prefeitura, em torno de 60% dos leitos disponíveis para uso dos pacientes SUS. Eles estão distribuídos nas áreas de cirurgia geral, maternidade, pediatria e neonatal, cardiologia entre outras. São também garantidas salas ambulatório pré-natal, leitos de observação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serviços de apoio, diagnóstico terapêutico em imagem (ressonância, tomografia, etc.), endoscopia e outros.

Para os serviços de média complexidade ambulatorial, a Secretaria da Saúde contratou cerca de 6 mil procedimentos/mês, como ecocardiografia, ultrassonografia, análises clínicas, teste de esforço físico, biópsias (renal e mama) e ainda consultas médicas.