Saúde realiza neste fim de semana mega mutirão contra o Aedes na região norte

8 de Fevereiro de 2019 • Romualdo Filho

Pelo menos 120 agentes que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (USFs) participarão neste fim de samana (09 e 10/02) de um mega mutirão realizado pelo Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde. No sábado, das 7h às 13 horas, serão realizadas ações no bairro Santa Terezinha. No domingo, no mesmo horário, estarão no Algodoal.

Os agentes serão divididos em 4 equipes para cobertura dos bairros. Em Santa Terezinha, a meta é visitar 2.600 residências para orientações e entrega de folhetos sobre o mosquito transmissor e formas de combate, bem como para retirada de criadouros. Cada agente vai carregar um saco de 100 litros para a coleta e o material será transportado por pick-ups. No domingo será a mesma estratégia, com a visita de 2.300 residências.

De acordo com o coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, os bairros escolhidos para a campanha correspondem à região onde foram confirmados os dois casos de dengue registrados no município neste ano. “O trabalho de orientação e combate se dá também em sintonia com a Vigilância Epidemiológica (VE). Sempre que temos notificações ou confirmações de doenças transmissíveis pelo vetor, atuamos preventivamente para evitar novos casos”, explicou.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, é importante que a população se sensibilize para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, porque eles estão nas residências e as famílias precisam estar conscientes de que é preciso tomar medidas preventivas básicas, como evitar criadouros e furar pratos de vasos. “Só assim teremos a segurança de que a cidade ficará protegida do Aedes”.