Saúde realiza o 4º mutirão do ano neste sábado (09/02)

8 de fevereiro de 2019 • Romualdo Filho

A Secretaria de Saúde realiza neste sábado (09/02) o 4º mutirão do ano para atender pacientes do SUS em diversas especialidades médicas. No Postão, atrás do Mercado Municipal, estão agendadas 240 pessoas, sendo 60 para gastroenterologia, 60 para ortopedia, 60 para endocrinologia e 60 para vascular.

Na Clínica de Olhos – Alferes José Caetano, 1453 – serão atendidas mais 50, para consultas oftalmológicas. Outras 120 serão recebidas no Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI) – Avenida Independência, 2600 –, para ultrassons diversos.

Ainda no Postão, as mulheres que estão com pedido para mamografia podem fazer agendamento do exame no balcão de recepção da unidade, das 8h às 12 horas. Nos primeiros 3 mutirões do ano, cerca de 1.260 já foram atendidas.

A orientação da Secretaria de Saúde é para que os pacientes com consultas agendadas não faltem, porque isso gera prejuízo a todo o sistema de saúde e, consequentemente, à população, uma vez que o tempo médico é perdido em caso de absenteísmo, que, nos mutirões, está em torno de 13%.

De acordo com o Secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, os mutirões são importantes para evitar filas de espera nas especialidades médicas e também para atender as pessoas que não têm tempo durante a semana por motivo de trabalho. “A população aprovou os mutirões porque agiliza o atendimento e facilita a agenda das famílias. Por isso vamos continuá-los ao longo deste ano”.

A Central de Relacionamento com os Usuários do SUS (Centrus) esclarece que todos os atendimentos foram previamente agendados, pois já estavam na fila de espera.