Saúde recebe doação de uma ambulância da Caterpillar Brasil

28 de agosto de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Felipe Poleti/CCS Fotos

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu hoje, 27/08, uma ambulância por meio de doação da empresa Caterpillar. O veículo de saúde é da marca Mercedes Benz, modelo Sprinter 313, e tem todos os equipamentos essenciais ao atendimento básico de saúde e emergência.

A entrega da ambulância aconteceu no complexo Cultural do Engenho Central, próximo ao Teatro Erotídes de Campos, com a presença do prefeito Luciano Almeida, dos secretários Filemon Silvano (Saúde), Adolpho Queiroz (Cultura) e José Luiz Guidotti Jr. (Semdettur) e do presidente da Caterpillar Brasil, Odair Renosto, da diretora de assuntos corporativos e governamentais Andrea Park, do gerente médico Wagner Codinhoto e do gerente de serviços médicos Paulo Pitanga.

Entrega da ambulância aconteceu na tarde desta sexta-feira 27

Para o prefeito, o poder público sempre tem muitas dificuldades, mas com as parcerias, grande parte destes desafios são superados. “Os parceiros são fundamentais neste caminho. Não existe prefeitura sem seus parceiros e apoiadores. A união de todos ajuda muito a população e, nesta situação de pandemia, ajuda a salvar vidas. É assim, juntos, que conseguimos pensar num futuro muito melhor para Piracicaba”, disse Luciano

Conforme explicou Filemon Silvano, a ambulância será incorporada à frota do município, reforçando o atendimento de rotina à população, inclusive no enfrentamento à Covid-19, que elevou a demanda por ambulâncias na cidade. “Esta doação vem em boa hora já que neste período de pandemia utilizamos muito nossas ambulâncias e ter mais um equipamento como esse, de suporte avançado. Somos muito gratos a essa e todas as parcerias que a Secretaria vem realizando e que estão fazendo a diferença para a população”.

Segundo Odair Renosto, a Caterpillar sempre está de portas abertas para ajudar a população piracicabana. “Atuamos em várias frentes junto à população e nesta oportunidade vamos ajudar a área de saúde. Para nós, ajudar a população é prazeroso, tentamos ajudar sempre, mas nem sempre conseguimos ajudar a todos. Neste momento, estamos muito felizes por ajudar a Prefeitura”, reforçou.

O veículo doado conta com prancha de imobilização com cintos de segurança, maca com pés retráteis em alumínio com colchonete, cintos de segurança e sistema de travamento Sitmed. Possui, entre outros equipamentos, mobiliário interno completo, régua de oxigênio de três pontos com fluxômetro, máscara nebulizadora e aspirador/umidificador. “Desejamos que esta ambulância seja muito útil em servir a cidade, trazendo alívio e conforto às famílias que atendemos e ajudando a salvar vidas”, comenta o gerente de serviços médicos da Caterpillar, Paulo Pitanga.

Ambulância foi doada pela Caterpillar Brasil à Prefeitura

Para a coordenadora de enfermagem do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Maria Cristina Colonese, a doação vem em boa hora. “Temos uma ambulância de suporte avançado para correr as cidades da nossa região. Este novo equipamento vem para nos dar maior segurança no atendimento, pois se uma ambulância for atender em uma cidade vizinha, agora temos uma reserva para atender esses casos aqui. Além disso, ela poderá atuar também na transferência de pacientes de Piracicaba para outras cidades. É um excelente presente aos piracicabanos”.

PARCERIA – No final de julho, a Secretaria de Saúde já havia firmado outra parceria, desta vez com a Fundação Caterpillar e Grupo +Unidos para aumentar a velocidade da vacinação na cidade por meio do projeto #aceleravacina que otimizou o processo de vacinação no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, acelerando a aplicação das doses diárias da vacina. Foram contratados 45 profissionais e que foram treinados pela Vigilância Epidemiológica. Além disso, 14 computadores foram doados à Secretaria de Saúde para facilitar o processo de vacinação.