Saúde registra 10º caso de morcego com raiva

26 de setembro de 2019 • Leandro Bollis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, registra mais um caso de raiva em morcegos, em Piracicaba. Trata-se do 10° caso de quirópteros infectados em 2019. O animal foi encontrado vivo, caído na cozinha de uma residência, no bairro dos Alemães, sendo de hábito frugívoro (se alimenta de frutos) e família Phyllostomidae. São animais de grande porte e ocorrência comum na cidade.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel, este ano, já foram recolhidos e enviados para diagnóstico da raiva, 283 morcegos, sendo desses, 10 positivos. No ano passado, foram 360 animais recolhidos, sendo 11 positivos para a doença. “Este número de animais positivos não é alarmante, pois está dentro da média anual de casos diagnosticados, no município”, ressalta.

A bióloga alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente do bairro onde o morcego foi encontrado, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.

A vacina é gratuita e está disponível à população no Canil Municipal (Centro de Controle de Zoonoses – rua Mandis, s/nº, Jardim Jupiá) durante o ano todo de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 e 3427-2400.

Vacinação

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde está em plena campanha de vacinação anual no município, com postos itinerantes em toda a cidade, aos sábados, onde os animais devem ser levados para receberem a dose anual da vacina. O munícipe pode consultar o horário dos postos mais próximos pelo 156, pelo telefone do Canil Municipal (3427-2721) e/ou ainda pela página no facebook do Canil Municipal de Piracicaba.

Tabela de casos positivos de morcegos em 2019:

Mês

Bairro