SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde registra 10º caso de morcego com raiva

26 de setembro de 2019 • Leandro Bollis

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, registra mais um caso de raiva em morcegos, em Piracicaba. Trata-se do 10° caso de quirópteros infectados em 2019. O animal foi encontrado vivo, caído na cozinha de uma residência, no bairro dos Alemães, sendo de hábito frugívoro (se alimenta de frutos) e família Phyllostomidae. São animais de grande porte e ocorrência comum na cidade.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex Engel, este ano, já foram recolhidos e enviados para diagnóstico da raiva, 283 morcegos, sendo desses, 10 positivos. No ano passado, foram 360 animais recolhidos, sendo 11 positivos para a doença. “Este número de animais positivos não é alarmante, pois está dentro da média anual de casos diagnosticados, no município”, ressalta.

A bióloga alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente do bairro onde o morcego foi encontrado, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.

A vacina é gratuita e está disponível à população no Canil Municipal (Centro de Controle de Zoonoses – rua Mandis, s/nº, Jardim Jupiá) durante o ano todo de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 e 3427-2400.

Vacinação

Vale lembrar que a Secretaria Municipal de Saúde está em plena campanha de vacinação anual no município, com postos itinerantes em toda a cidade, aos sábados, onde os animais devem ser levados para receberem a dose anual da vacina. O munícipe pode consultar o horário dos postos mais próximos pelo 156, pelo telefone do Canil Municipal (3427-2721) e/ou ainda pela página no facebook do Canil Municipal de Piracicaba.

Tabela de casos positivos de morcegos em 2019:

Mês

Bairro

Região

Espécie

Família

Hábito

Janeiro

Glebas Califórnia

Oeste

Eptesicus furinalis

Vespertilionidae

Insetívoro

Março

Dois Córregos

Leste

Artibeus lituratus

Phyllostomidae

Frugívoro

Março

São Dimas

Central

Myotis nigricans

Vespertilionidae

Insetívoro

Abril

Ch. Nazareth

Central

Nyctinomops laticaudatus

Molossidae

Insetívoro

Maio

Higienópolis

Sul

Artibeus lituratus

Phyllostomidae

Fugívoro

Junho

Bairro Alto

Central

Nyctinomops laticaudatus

Molossidae

Insetívoro

Julho

Artemis

Norte

Nyctinomops laticaudadtus

Molossidae

Insetívoro

Julho

Parque Orlanda

Norte

Eumops sp

Molossidae

Insetívoro

Julho

Bairro Alto

Central

Artibeus sp

Phyllostomidae

Frugívoro

Setembro

Alemães

Central

Phyllostomidae

Frugívoro

 

 

‹ voltar