Saúde registra mais dois casos de morcegos com raiva

19 de julho de 2019 • Leandro Bollis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), registra mais dois casos de raiva em morcegos em Piracicaba. Trata-se do oitavo e nono caso de quirópteros infectados no município em 2019.

Um deles foi encontrado morto, caído no pátio de uma escola, no bairro Parque Orlanda, sendo de hábito instívoro (se alimenta de insetos), família molossidae e gênero Eumops sp. As espécies deste gênero, em geral, abrigam-se em cavernas, em ocos de árvores, fendas de rochas e de edificações humanas (principalmente no forro dos imóveis). São animais de médio porte e de ocorrência comum na cidade.

O outro morcego diagnosticado, foi recolhido morto no quintal de uma residência, na rua Silva Jardim, no Bairro Alto, sendo de hábito frugívoro (se alimenta de frutos), família Phyllostomidae e gênero Artibeus sp. As espécies deste gênero, abrigam-se preferencialmente sob folhagens de árvores, mas também podem se refugiar em edificações. São animais de grande porte e ocorrência comum na cidade.

De acordo com a bióloga do CCZ, Regina Lex, em 2019 já foram recolhidos e enviado para diagnóstico da raiva 223 morcegos, sendo 9 positivos. No ano passado foram 360 animais recolhidos, tendo sido 11 positivos para a doença. “Este número de animais positivos não é alarmante, pois está dentro da média anual de casos diagnosticados no município”, explicou.

A bióloga alerta para que os animais (cães e gatos), principalmente desses bairros, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação.

A vacina é gratuita e está disponível à população no Canil Municipal (Centro de Controle de Zoonoses – rua Mandis, s/nº, Jardim Jupiá), durante o ano todo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 15h; e aos sábados, das 9h às 11h e das 12h30 às 14h. Mais informações pelo telefone (19) 3427-2721 e 3427-2400.