SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Saúde supera meta de vacinação contra polio e sarampo

14 de setembro de 2018 • Romualdo Filho

Balanço fechado no dia 13/09 pela Vigilância Epidemiológica demonstra que o município já imunizou contra poliomielite 97,91% do público-alvo, que são crianças de 1 a menores de 5 anos. Em relação ao sarampo, o índice de cobertura chega a 96,59%.

A campanha nacional contra essas doenças encerra nesta sexta-feira, 14/09. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é de 95% do público-alvo. Para superar a meta, o município realizou 4 Dias D, sendo um apenas para a Zona Rural, além de ações em parceria com a Secretaria de Educação para imunizar nas escolas alunos da educação infantil.

A indicação do MS é que pessoas que trabalham em setores que façam interface com o fluxo migratório e imigratório no país, como profissionais de transporte público, de rodoviárias, taxistas e profissionais do turismo, que nasceram a partir de 1960, se imunizem contra o sarampo, bem como as pessoas que costumam transitar pelo país ou fazer viagens internacionais, em especial pela Europa.

A orientação está relacionada ao fato de o sarampo ter voltado com força tanto na Europa como na região norte do pais, em estados que fazem fronteira com a Venezuela, onde o sarampo não foi erradicado. E está se interiorizando, com casos já registados em vários estados do nordeste, sudeste e sul.

‹ voltar