.: Saúde tem estoque garantido para próximos seis meses

21 de dezembro de 2020 • Romualdo Filho

A Secretaria de Saúde tem garantido abastecimento de insumos e medicamentos para os próximos seis meses. Ou seja, até junho. Os estoques nos dois almoxarifados estão abastecidos, garantindo assim segurança para o início do trabalho da próxima gestão.

O setor de enfermagem conta com cerca de 350 itens em sua grade, com insumos para todas as unidades de Atenção Básica, UPAs, incluindo o COT, Centro de Especialidades Médicas (CEM), Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), Policlínica, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) entre outros.

O Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) gerencia mais 123 itens, que compõem a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), para as 26 farmácias municipais. As UPAs demandam outros 80 medicamentos específicos para casos de urgência e emergência.

Ao todo, são aproximadamente 550 itens de medicamentos e enfermagem, além de outras centenas de itens, como odontológicos, escritório e higiene, para garantir o pleno funcionamento da pasta, como foi previsto no panejamento para 2020.

O planejamento de 2021, por sua vez, está em andamento, com pregões devidamente publicados e para serem concluídos entre dezembro e janeiro próximo. Sendo assim, haverá, no primeiro semestre do ano que se inicia tempo hábil para as compras necessárias que reforçarão o estoque para mais um ano, até junho de 2022.

De acordo com o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, se há problemas, são pontuais. “A estrutura como um todo está devidamente organizada, com gestão planejada e com abastecimento garantido”, afirmou.

Almoxarifados estão abastecidos: segurança para início do trabalho da próxima gestão