Saúde terá neste sábado (01/09) mais um Dia D para vacinação contra Poliomielite e Sarampo

29 de agosto de 2018 • Romualdo Filho

Seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), será realizado neste sábado (01/09), das 8h às 17 horas, mais um Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. Ao todo, 11 unidades de saúde (Ver lista abaixo) da Rede de Atenção Básica vão oferecer as doses às crianças de 1 a menores de 5 anos. O objetivo é ampliar o índice de cobertura vacinal, que se encontra abaixo da meta prevista pelo MS, de 95% do público-alvo.

Esta semana as equipes da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica (VE) da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, estão visitando as 84 escolas da Rede Municipal de Educação Infantil, a fim de facilitar aos pais a imunização dos seus filhos. Até o momento, já foram imunizadas mais 1.037 crianças nessa força-tarefa. O Dia D deste sábado, nesse sentido, visa atender as crianças que estudam na rede particular, aquelas que ainda não estão em fase escolar, ou ainda, as que perderam a oportunidade de vacinação nas escolas públicas.

A estratégia da Secretaria de Saúde é ampliar as possibilidades de vacinação para as crianças cujos pais ou responsáveis trabalham durante a semana e este Dia D é a última oportunidade dentro da campanha. O Alerta do Ministério da Saúde é que as famílias não se deixem influenciar por informações que possam colocar em risco a saúde dos seus filhos, porque ambas as doenças são graves. A paralisia infantil prejudica o desempenho da criança por toda a vida, e o sarampo, se a criança estiver com baixa imunidade, pode levá-la à morte.

A campanha de vacinação é “indiscriminada”, ou seja, mesmo crianças que estão com a carteirinha de vacinação em dia devem receber novas doses de reforço contra as duas doenças. A preocupação do MS é evitar o avanço do sarampo e a reintrodução do vírus da poliomielite no país.

Dados do último levantamento feito pelo ministério aponta que, desde fevereiro até 28 de agosto, já foram confirmados 1.553 casos da doença, com sete mortes. Outros 6.975 casos permanecem em investigação.

Dois estados registram surtos de sarampo: Amazonas, onde já foram confirmados 1.211 casos, e Roraima, com 300. Também houve casos confirmados no Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2), Rondônia (2), Pernambuco (2) e Pará (2).

Unidades de Saúde que estarão abertas no dia Dia D (01/09), das 8h às 17 horas

USF Kobayat Libano