Secretaria da Saúde fará parceria com Hemonúcleo Piracicaba

15 de janeiro de 2013 • Coordenação DAF

A Secretaria Municipal de Saúde irá apoiar o Hemonúcleo Piracicaba na busca de novos doadores de sangue no município e região. Em reunião realizada na tarde de hoje (14), o secretário Luiz Roberto Di Giaimo Pianelli afirmou que a coleta de sangue será incentivada com o apoio da Pasta. “Vamos dar total apoio para poder auxiliar na captação de novos doadores, afinal deveremos ter um incremento na demanda com a inauguração do Hospital Regional”, disse.

Durante o encontro com representantes do Hemonúcleo, ficou definido que os agentes comunitários de saúde que atuam nas unidades do PSF (Programa Saúde da Família) serão treinados para buscar novos doadores entre a população atendida.

“Eles poderão trabalhar a conscientização das famílias e assim teremos uma importante capilaridade da informação sobre a doação de sangue”, disse Marcelo Addas, diretor do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Com os estoques regulares atualmente, os representantes do Hemonúcleo querem antecipar o planejamento para a demanda que será gerada pelo Hospital Regional. “Hoje o nível do estoque está bom, temos problemas apenas pontuais, mas teremos um incremento da demanda com o novo hospital”, disse Jordana Fuzato, responsável técnica pelo Hemonúcleo Piracicaba.

De acordo com o secretário, a busca de novos doadores irá incluir ainda as cidades da região que serão atendidas com o Hospital Regional. “Eles vão precisar muito da gente, mas também poderão colaborar, por exemplo, com a doação de sangue”.

CARNAVAL

O apoio da secretaria incluirá ainda a divulgação de campanhas durante o ano todo, principalmente em épocas onde os doadores deixam de procurar o Hemonúcleo. “O Carnaval é uma época difícil e por isso precisamos captar sangue antes”, disse Jordana.

O secretário estuda ainda a implantação de um posto de coleta descentralizada, que poderá funcionar no novo Hospital Regional.