SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Secretaria da Saúde orienta sobre cuidados em caso de acidentes com escorpiões

6 de novembro de 2018 • Leandro Bollis

Com a proximidade do verão e as fortes chuvas da estação, aumenta o risco de acidentes provocados pela picada de escorpiões, já que nos meses mais quentes e chuvosos eles são desalojados pelas cheias de seus habitats naturais, como margem de rio e ribeirões, bem como das galerias pluviais, e acabam invadindo espaços domésticos.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta à população sobre os procedimentos que devem ser adotados no caso de acidentes provocados por escorpiões. O principal deles é procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima. Na grande maioria dos casos, a solução está na própria unidade de saúde.

“Quando existe uma sintomatologia mais grave é dado o primeiro atendimento na UPA e, caso ocorra a necessidade, o paciente é encaminhado à Santa Casa de Pìracicaba, referência em administração do soro antiescorpiônico em nossa região”, disse a coordenadora das Urgências e Emergências, Flávia de Sá Molina. Além de Piracicaba, as cidades que compõem a região são: Águas de São Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra, Charqueada, Saltinho e Rio das Pedras.

A gravidade do quadro clínico depende de vários fatores, como espécie e tamanho do animal agressor, quantidade de veneno inoculado, número de picadas, massa corporal da vítima e sensibilidade ao veneno, tempo decorrido entre o acidente e o tempo de atendimento médico.

“No caso de acidentes provocados por escorpiões, a orientação é procurar uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próxima”

“Os escorpiões existem e temos de aprender a conviver com eles de maneira segura. Isso requer alguns cuidados básicos, como manter os ralos fechados, o quintal limpo, retirar entulhos, evitar pilhas de telhas e madeiras, corrigir frestas nas paredes e investigar roupas e calçados antes de usá-los”, observou o secretário de Saúde, Pedro Mello.

SOBRE ESCORPIÕES – “Quando os escorpiões são desalojados, procuram novos abrigos mais frescos e acabam invadindo as residências se nada os impedir, se escondendo em caixas de brinquedos, embaixo de tanques de lavar roupa, de tapetes, entre outros”, explica médica veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eliane Carvalho

Por isso, segundo a especialista, a maior preocupação deve ser com as crianças, particularmente vulneráveis aos efeitos dos ataques desses animais, uma vez que 60% das vítimas fatais estão na faixa etária abaixo dos 14 anos.

Para Regina Lex Engel, bióloga do CCZ e especialista em animais peçonhentos, na área urbana os escorpiões vivem nas galerias de esgoto e, acidentalmente ou por algum motivo, acabam invadindo as casas através dos ralos, procurando locais escuros para se abrigar, como dentro de sapatos, roupas e toalhas, podendo provocar acidentes.

“Em áreas naturais, eles podem também se abrigar em terrenos com mato alto, margem de rio e locais com entulhos. Os escorpiões se alimentam de baratas e onde houver alimento farto para eles, há maior probabilidade de sua presença”, diz a bióloga

ORIENTAÇÕES – O CCZ realiza visitas de orientação para prevenção contra escorpiões, por solicitações via SIP 156. Em caso de acidentes, deve-se procurar imediatamente atendimento médico (UPAs) e não passar nada na picada, apenas lavar com água e sabão e fazer compressas quentes.

O que fazer na área externa do domicílio

• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar; 

• Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta. Não jogar lixo em terrenos baldios; 

• Limpar terrenos baldios situados a cerca de dois metros (aceiro) das redondezas dos imóveis; 

• Eliminar fontes de alimento para os escorpiões: baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados; 

• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc; 

• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando o acúmulo exagerado; 

• Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas caipiras não são eficazes agentes controladores de escorpiões; já a galinha de angola, devido ao seu hábito noturno, tem se demonstrado eficaz no controle); 

• Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões; 

• Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto às paredes externas e muros; 

• Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões; 

• Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas;

• Essas ações devem ser executadas com luvas adequadas e botas.

O que fazer na área interna da casa

• Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas; 

• Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha; 

• Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas; 

• Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques; 

• Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados; 

• Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados. 

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

UPA Piracicamirim
Endereço: Rua Rio Grande do Norte, 135
Telefone: 3426-4973 / 3411-3100 / 3426-5973
Horário: 24hs

UPA Vila Cristina
Endereço: Rua Presidente Wenceslau Braz, 69
Telefone: 3434-2296 / 3434-9356 / 3402-2242
Horário: 24hs

UPA Vila Rezende
Endereço: Av. Conceição, 350
Telefone: 3421-1439 / 3421-0676
Horário: 24hs

UPA Vila Sônia (Nestor Longatto)
Endereço: Rua Brig. Eduardo Gomes, 106 – V. Sônia
Telefone: 3425-3284 / 3425-3598 / 3415-1450
Horário: 24hs

‹ voltar