Secretaria de Saúde amplia número de leitos e cirurgias

5 de julho de 2013 • Coordenação DAF
Acordo foi fechado em reunião com direção da Santa Casa de Piracicaba

A partir de julho, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) 10 novos leitos e uma média de 200 cirurgias mensais, por meio do Hospital Santa Isabel, que pertence ao complexo hospitalar da Santa Casa de Piracicaba.

O encontro contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Pedro Mello e do prefeito Gabriel Ferrato, que foram recepcionados pela Mesa Diretora do Hospital, representada pelo provedor Adilson Zampieri, pelo vice-provedor João Orlando Pavão, pelos diretores Alexandre Valvano, Adilson Toniolo e Diovaldo Pizzinatto, e pela administradora Vanda Petean.

Segundo Pedro Mello, a disponibilização das novas vagas possibilitará um atendimento ainda mais qualificado aos usuários do sistema. “Vamos realizar aproximadamente 200 cirurgias/mês em especialidades que apresentam maior demanda na Secretaria de Saúde”, disse o secretário, atribuindo à iniciativa um avanço para a população por ajudar a desafogar a procura por vagas.

Na análise do prefeito Gabriel Ferrato, esta é mais uma das medidas adotadas para melhorar o atendimento de saúde aos cidadãos. “Outras ainda virão”, antecipou.

O provedor Adilson Zampieri, por sua vez, frisou que o processo de melhora da assistência passa, necessariamente, pelo aumento do número de leitos que o município oferta ao SUS. Ele lembrou que recentemente, a Santa Casa conseguiu junto ao Ministério da Saúde o cadastramento de mais seis leitos de UTI pelo SUS. "O cadastramento de outros seis leitos de UTI para a UCO-Unidade Coronariana está sendo analisado pelo Ministério", antecipou Zampieri ao informar que, do total de 365 leitos mantidos pela Santa Casa, 219 são destinados ao SUS.

Ele lembra que a Santa Casa direciona pelo menos 60% de seus serviços ao SUS, o que torna a Irmandade uma grande parceira da Prefeitura na manutenção da rede pública de saúde. "Em 2012, a Santa Casa executou cerca de 155.000 atendimentos SUS; ou seja, 77,70% de toda assistência prestada pelo Hospital no período foi direcionada ao Sistema único de Saúde", contabilizou o provedor.

O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário Pedro Mello foram recepcionados pela Mesa Diretora e Administrativa da Santa Casa