Secretaria de Saúde apresenta PMAQ à Atenção Básica

24 de junho de 2013 • Coordenação DAF

Representantes de 17 unidades de saúde da Atenção Básica e da Saúde Bucal foram apresentados na tarde desta segunda-feira (24) ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Promovido pelo Ministério da Saúde, o PMAQ tem como principal objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da Atenção Básica, com garantia de um padrão comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

Entre os objetivos específicos, o PMAQ busca ampliar o impacto da Atenção Básica sobre as condições de saúde da população e sobre a satisfação dos seus usuários, por meio de estratégias de facilitação do acesso e da melhoria da qualidade dos serviços e ações da Atenção Básica.

Durante o treinamento, o secretário municipal de Saúde, Pedro Antonio de Mello, destacou a importância do papel da Atenção Básica na saúde da população. “Temos uma equipe altamente capacitada e comprometida que é responsável por um trabalho de base fundamental para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Vamos investir na Atenção Básica para que se inverta o modelo e a população busque cada vez mais o atendimento preventivo”, destacou.