SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Secretaria de Saúde e Fundação Ilumina realizam ato alusivo ao Outubro Rosa

8 de outubro de 2019 • Romualdo Filho

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Fundação Ilumina, realiza nesta quinta-feira, 10/10, às 10 horas, na Estação da Paulista, um evento que marca oficialmente a Campanha Outubro Rosa no município, de prevenção e combate ao câncer de mama e ao de colo de útero, que mais acometem as mulheres. A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal da Saúde (CMS) e o Conselho Municipal da Mulher (CMM) e tem ainda como parceiros o HFC, Santa Casa, Unimed e diversas ONGs relacionadas ao tema.

“O mês de outubro ficou consagrado como período em que o câncer feminino é debatido pela sociedade, como alerta e conscientização, uma vez que se trata de uma doença complexa em sua fase avançada, mas 100% curável em sua fase inicial. Por isso a importância da prevenção e do autoexame periodico pelas mulheres entre 40 e 69 anos, bem como os exames de diagnóstico de mamografia e papanicolau. O encaminhamento para esses exames podem ser feitos pelos postos de saúde da rede pública”, explicou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Desde o dia 1º de outubro, todas as unidades da Atenção Básica intensificaram ações, como rodas de conversa, decoração alusivas ao tema, atividades culturais e palestras em sala de espera, para sensibilizar a população sobre a doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama poderá atingir cerca de 60 mil mulheres entre 2018 e 2019.

UNIDADE MÓVEL – No dia 10/10 será também iniciada a campanha de rastreamento do câncer feminino pela Unidade Móvel da Fundação Ilumina, que estará instalada na Estação da Paulista para atender a demanda espontânea da população, onde permanecerá até o dia 31 de outubro.  O objetivo é promover o Rastreamento Ativo Organizado, ou seja, buscar pacientes antes mesmo que eles apresentem sintomas.

“Nosso modelo de Rastreamento Ativo Organizado visa buscar pacientes que ainda nem apresentam sintomas a fim de promover o diagnóstico precoce e de minimizar os impactos do diagnóstico tardio não só do câncer de mama, mas também os de boca e de pele”, explica Dra. Adriana Brasil, cirurgiã de cabeça e pescoço e presidente do Conselho Administrativo da Fundação.

Serviço:

Unidade Móvel da Fundação Ilumina

Atendimento gratuito

Data: entre os dias 10 e 31 de outubro

 

Horário de atendimento:

2ª a 6ª feira: das 7h30 às 18h

Sábados: das 7h30 às 12h

Orientações para a realização dos exames:

– Mamografia: ter idade entre 40 e 69 anos e deve ter feito sua última há mais de um ano.

– Câncer de Boca: destinado às pessoas com mais de 40 anos de idade, em especial fumante ou que costuma fazer uso de bebida alcoólica. O procedimento é realizado em cerca de 10 minutos e é a melhor forma para a descoberta da doença em fase inicial. Afinal, nessa etapa, o câncer ainda não apresenta sintomas e, por isso, 80% dos casos só é descoberto em estágio avançado.

– Câncer de Pele: indicado a pacientes com alterações na pele como manchas com mudança de cor ao passar do tempo; lesões com bordas irregulares; lesões com saída de secreção; e histórico de lesões anteriores.

Para ser atendido, a paciente precisa levar documentos de identificação (RG e CPF) e o cartão do SUS.

‹ voltar