Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes do Trabalho trabalha valorização da saúde

29 de agosto de 2019 • Romualdo Filho

Será realizada nos dias 02 e 03 de setembro a XXIV Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes do Trabalho – SEMPAT- 2019, com o tema “Valorização da saúde pública: Preservação da saúde coletiva e mental dos trabalhadores e cidadãos”.

O evento tratará de duas questões de segurança pública. A primeira é a vigilância da saúde do trabalhador em condomínios verticais, visando aprimorar as ações em saúde coletiva, de modo a fomentar a prevenção, promover e ampliar melhorias, tanto para a segurança dos próprios trabalhadores como dos moradores.

A segunda questão são os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho. Estudos indicam que essas doenças não resultam de fatores isolados, mas de contextos de trabalho, que afetam o equilíbrio psíquico dos trabalhadores.

CONDOMÍNIOS – Desde 2015, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) identificou, dentro do Sistema de Vigilância de Acidentes do Trabalho (SIVAT), que no município de Piracicaba vinha ocorrendo vários tipos de problemas, como acidentes por queda de altura, denúncias de irregularidades com riscos de explosões por uso de fluidos refrigerantes inflamáveis no uso de geladeiras e ar condicionado, registros de acidentes por instalações irregulares e ausências documentais das instalações elétricas, AVCB, observação de riscos nas atividades de manutenção de elevadores e problemas de condições de conforto e sanitário dos porteiros e limpeza.

Desde então, o Cerest tem levado estes problemas para diversos órgãos e conselhos, dentre eles, a Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST), onde participam o Ministério do Trabalho e Emprego, Simespi, Ciesp, Cerest , CONESPI, Sindicatos dos Trabalhadores. Foi discutido também no Comitê Permanente Regional (CPR), com a participação da Ascopi, Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil, Cerest e outros.

Os debates nesses espaços elencaram, portanto, vários riscos/perigos existentes no setor de condomínios verticais com ações in loco e também avaliação da documentação mínima que se exige para o funcionamento de um condomínio vertical ,envolvendo o CEREST sempre procurando orientar os síndicos.

SERVIÇO – A SEMPAT será nos dias 02 e 03 de setembro, sendo no dia 02, das 19h as 21h45, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, à Rua Alferes José Caetano, nº 834, Centro. Dia 03, das 8h às 11h30, no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP), Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Areião.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 02/09/2019

Local – Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba- Rua Alferes José Caetano, nº 834. Centro.

19horas – Credenciamento

19h30 – Composição da mesa

19h45 – Palestra 1: Resultado das ações nos condomínios verticais de Piracicaba

Palestrante – Alessandro José Nunes da Silva (Técnico de Segurança do Cerest- Piracicaba)

20horas – Palestra 2: O papel do síndico na gestão do acervo documental do condomínio

Palestrante – Dr. Luciano Gomes de Queiroz Coutinho (Promotor de Justiça do Ministério Público Estadual)

20h30 – Palestra 3: Responsabilidade técnica dos profissionais na emissão do projeto para o AVCB Palestrante – Pedro Henrique Costa Bernardo – Primeiro Tenente da Polícia Militar

21horas – Debate

21h45 – Encerramento

Dia 03/09/2019

Local Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP). Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Areião, Piracicaba – SP

8horas – Credenciamento e café de recepção

8h30 – Abertura e Composição da mesa

8h45 – Palestra 1: Transtornos mentais relacionados ao trabalho

Palestrante – Eliana Pintor

10horas – Debate

11h30 – Encerramento

Obs: Evento fechado no período da tarde (13h às 16horas) para oficina com Eliana Pintor, voltada aos profissionais em saúde mental. Capacidade para 80 pessoas. Obrigatório confirmar presença até dia 29/08/2019, com Ângela, do Cerest, via e mail: angelaoliveira79@gmail.com. Local: Anfiteatro do Cerest, à Rua do Trabalho, 634. Vila Independência.