Serviço da Saúde percorre quase 1 milhão de quilômetros em 2012

13 de maio de 2013 • Coordenação DAF

A quantidade de quilômetros percorridos pelas ambulâncias e veículos do SITSS (Serviço Integrado de Transporte Social da Saúde) fora de Piracicaba durante o ano de 2012 seria suficiente para dar 24 voltas ao mundo.

De acordo com levantamento do órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, ao longo de todo o ano passado os veículos do SITSS percorreram 975.848 quilômetros no transporte de pacientes para 30 cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais.

O número representa uma média de 81.321 quilômetros por mês, o equivalente a duas voltas ao mundo a cada 30 dias, já que a volta ao redor da Terra pela linha do Equador tem aproximadamente 40 mil quilômetros.

O SITSS foi responsável em 2012 pelo transporte de 22.871 passageiros, entre pacientes e acompanhantes, para tratamento em unidades de saúde de referência em cidades como Campinas, São Paulo, Limeira, Bauru, Sorocaba e Rio Claro.

“Nós levamos pacientes para tratamentos especializados, como a unidade de queimados em Limeira e outras unidades de saúde de alta complexidade, principalmente em Campinas e São Paulo”, afirma Carlos Alberto Bernardes Garcia, coordenador do SITSS.

Durante todo o ano passado foram realizadas 3.161 viagens, o que representa média de 263 viagens por mês. Este ano, somente em janeiro e fevereiro, o SITSS já percorreu 149.260 quilômetros e realizou 529 viagens no mesmo período.

Para os transportes fora do município, o SITTS possui duas ambulâncias, quatro vans com capacidade para 16 passageiros, quatro Kombis e dois automóveis.

DOMÉSTICO
Além do transporte para fora de Piracicaba, o SITTS presta o serviço de transporte dentro do município. “Levamos pacientes que estão em uma unidade de saúde e não podem ir para a casa com o transporte público, por exemplo, porque estão muito debilitadas ou porque não têm como pagar. Até não tendo como fazer a gente tenta ajudar ao máximo”, destaca Carlos Alberto, lembrando que as maiores demandas são para pacientes que fazem tratamento de quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

No ano passado, o SITSS realizou 3.658 viagens dentro de Piracicaba e transportou um total de 11.474 pessoas entre pacientes e acompanhantes para unidades de saúde como o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), Santa Casa, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Clínica de Olhos, entre outras.

Os números do SITSS em 2012

Passageiros transportados