Servidores da Saúde passam por programa de treinamento

14 de maio de 2019 • Leandro Bollis

Coordenadores, atendentes, líderes, enfermeiros e demais profissionais da área da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), participaram nas últimas semanas de cursos de desenvolvimento humano, focado na melhoria do atendimento dos usuários da rede pública de saúde.

O programa de treinamento é realizado pelo Programa de Desenvolvimento de Equipes (PDE), da Secretaria Municipal de Administração (Semad), em conjunto com ações administrativas da Secretaria Municipal de Saúde.

Equipe do Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do programa, Eline Rasera, o trabalho vem apresentando resultados que superaram expectativas. “Para que as equipes apresentem desempenho de alta performance é imprescindível, além do conhecimento técnico, habilidades para o trabalho em equipe, como inteligência emocional, comunicação assertiva e empatia etc. Isso resulta em equipes com maior sinergia e satisfeitas com suas realizações profissionais”, explica.

Ela ressalta ainda que todo conteúdo foi exclusivamente formatado em função das necessidades diagnosticadas pelos grupos de trabalho, pelos líderes e também pela população, através do 156 – buscando conteúdo que demonstrasse situação vulneráveis e que poderiam ser melhoradas. Os treinamentos são realizados pela própria psicóloga e a estagiária de psicologia Maitê Basso Frozen.

Os temas foram identificados a partir de estudos preliminares, envolvendo Inteligência Emocional, Comunicação, Feedback, técnicas de atendimento, entre outros, que são considerados relevantes para uma atuação de alta performance”, diz Eline.

Equipe USF São José.

Tatiana Bonini, coordenadora da Atenção Básica, elogia o trabalho da psicóloga. “Surpreendente observar a evolução comportamental de cada integrante da nossa equipe, que se vê valorizada, pois compreenderam a dimensão da proposta e se predispuseram a mudanças. Assim há um salto positivo no relacionamento interno e de comprometimento, valores que precisam agora ser consolidados e preservados por todos”, observa.

Sabemos que temos muito a percorrer, pois o comportamento é dinâmico e o crescimento necessário sempre. Por isso, já está programado para o segundo semestre, a continuidade do ‘Excelência no Atendimento’, uma vez que, na avaliação de reação utilizada após o término do curso, foi unânime a solicitação dos participantes”, diz a psicóloga.