Setembro Amarelo: ação no TCI aborda importância do cuidado com a saúde mental

17 de setembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto: Andressa Mota/CCS | Fotos: José Justino Lucente/CCS

A campanha Novo Tempo realiza amanhã, sábado, 18/09, das 9h às 11h, no Terminal Central de Integração (TCI), ação com objetivo de abordar a importância de cuidar da saúde mental. A campanha é promovida pela Unimed Piracicaba em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é voltada ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

Membros da equipe de Promoção de Saúde da Unimed Medicina Preventiva, da Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) da SMS e funcionários da empresa TUPi (Transporte Urbano Piracicaba) entregarão mensagens motivacionais aos munícipes e sementes de girassol simbolizando a vida, um novo tempo.

De acordo com a coordenadora da RAPs, Vandrea Novello, a ação de amanhã ainda abordará onde buscar ajuda em um momento de instabilidade emocional. “Os profissionais atuarão ativamente na distribuição dos materiais, orientação e mesmo uma escuta rápida. Quando falamos de perspectivas futuras, esperança, possibilidades de escuta diretamente estamos trabalhando na prevenção do suicídio, que é a desistência da vida”, afirma Vandrea.

A técnica de enfermagem da equipe de Promoção de Saúde da Unimed Medicina Preventiva, Rosimari Novais, enfatiza que as equipes também visam conscientizar os munícipes sobre a necessidade de cuidar da saúde mental durante todo o ano. “Com o distanciamento social estamos sem abraços apertados que nos remetem bem-estar. A mensagem motivacional é uma forma de carinho e cuidado com o próximo. A ação do Setembro Amarelo é uma forma de dizer que estamos aqui. Uma simples atitude pode transforma a vida de alguém”, comenta Rosimari.

Ação do Setembro Amarelo no TCI será amanhã, 18/09 | Foto José Justino Lucente CCS

PREVENÇÃO – O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que o atual momento de pandemia requer atenção especial à saúde mental. “Muitas pessoas perderam emprego, fecharam suas empresas e passam por necessidade. Precisamos pensar nestas questões e deixar aberta a porta para que eles possam ter o atendimento necessário para superar estas dificuldades e ter uma boa vida. Nós temos uma equipe muito bem preparada para acolher a população e, nesta parceria com a Unimed, reforçamos a força da nossa cidade na prevenção ao suicídio”, destaca Filemon Silvano.

A necessidade da prevenção durante todo o ano é ainda destacada pelo presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef. “Refletir sobre o suicídio não apenas este mês, mas o ano inteiro, é extremamente importante. A chave da prevenção está na comunicação e na instrução adequada para todas as pessoas”, afirma Carlos Joussef.

LIVES – A campanha Novo Tempo também realiza o 4º Fórum Setembro Amarelo – Novo Tempo, com uma série de lives, sempre às 19h das segundas-feiras, dias 20 e 27/09, na página oficial da Unimed Piracicaba no Instagram. Os encontros contam com a participação de profissionais da área da saúde que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde), na Cooperativa, além de parceiros.

ONDE BUSCAR AJUDA – A Secretaria Municipal de Saúde oferece diversos equipamentos voltados ao cuidado da saúde mental. Confira abaixo onde buscar ajuda em caso de sofrimento psicológico.

CAPS II – Bela Vista

Endereço: rua Bela Vista, 665, Vila Independência

Contato: (19) 3433-0312

Atende a população da região leste, sul e centro