SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Setembro Amarelo discute prevenção ao suicídio com ampla programação

28 de agosto de 2019 • Leandro Bollis

A Secretaria de Saúde – por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Departamento de Atenção Básica (DAB), Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e Centro de Doenças Infectocontagiosas (CEDIC) –, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Secretaria da Educação, Câmara dos Vereadores, Polibrasil, Rotary Clube Povoador, Centro de Valorização da Vida (CVV), Unimed, Unimep, Faculdade Anhanguera, Universidade Anhembi Morumbi, ETEC e Conselhos da Mulher, Criança e Adolescente, Casa dos Conselhos e Coletivo de Mulheres, estarão realizando uma série de atividades referentes ao Setembro Amarelo, mês escolhido para a sociedade discutir sobre um dos temas mais complexo da contemporaneidade: o suicídio.

Somos o oitava nação com mais casos em termos absolutos, com aumentos progressivos nos úlitimos anos. A discussão em torno da questão do suicídio tem se espalhado pela sociedade e essa parceria visa discutir estratégias de prevenção e políticas públicas capazes de contribuir nesse enfrentamento”, ressaltou a coordenadora da RAPS, Vandrea Novello.

Confira a programação de atividades do Setembro Amarelo:

02 de setembro – Passeata de abertura da campanha “Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio” saindo do Largo do Mercado Municipal às 9h (concentração às 8h). O percurso será pelas Ruas Governador Pedro de Toledo e São José, Praça José Bonifácio e chegada na Câmara dos Vereadores.

03 de setembro – Eventos realizados pelo Cerest. Das 8h às 11h30 – palestra sobre “Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho” aberta ao público no anfiteatro da FUMEP – Av. Monsenhor Marinho Salgot nº 560, bairro Areião. Das 13h às 16h – Oficina “Fluxo de Atendimentos em Saúde Mental”, no Cerest (Rua do Trabalho, 634, Vila Independência). Fazer inscrição com Angela pelo e-mail angelaoliveira79@gmail.com.

04 de Setembro – palestra “Como criar filhos felizes!” – Estratégias para as famílias impactarem, positivamente, a vida das crianças e adolescentes ministrada por Rita Zózimo, no anfiteatro da Prefeitura às 19h. Inscrição no site www.colegiopolibrasil.com.br/palestras (entrada 1kg de alimento não perecível).

10 de setembro – na Câmara dos Vereadores, evento sobre Prevenção do Suicídio com palestras, das 14h as 17h. Confira programação:

  • Dra Graciela Marasca – Médica Psiquiatra e Psicoterapeuta de Orientação Analítica (Psiquiatra da Rede de Atenção Psicossocial de Piracicaba e Docente do curso de Medicina da Universidade Anhambi Morumbi, campos Piracicaba) com o tema: “Suicídio: E agora, o que fazer?
  • Eliana Margarete Soares – Voluntária de CVV com o tema “A iImportância da Escuta na Prevenção do Suicídio”
  • Ten. Cel. Da PM Valdira Ferreira de Lima, psicóloga, costeladora familiar, especialista em Gestão Pública e Dependência Química.

12 de setembro. Evento sobre Prevenção do Suicídio, das 13h às 17h, no Salão Nobre da Câmara de Vereadores com a participação da Dra. Gisleine Freitas (Prof. Dra. em Psicologia – PUC) com o tema “Comportamento Suicida – Na Terceira Idade”; psicologas Cristiane Aparecida Florentino Alves Lima e Isolina Heringer Vieira com o tema “Suicídio na infância e adolescência”; Dra. Eliana Grigolatto (Advogada) com o tema “Assédio no Trabalho ocasionando a depressão.Quais são seus direitos?”; e relatos sobre a Tentativa e suas consequências, a busca de ajuda e a superação na vida

22 de setembro – Evento “Escutaço”, na Praça José Bonifácio, das 8h as 11h, organizado pelo Projeto Escuta na Rua.

23 de setembro – Palestra sobre “Prevenção do Suicídio” na semana acadêmica da Faculdade Anhanguera de Piracicaba com tema “Desconstruindo o estigma para construir o cuidado em Saúde Mental”, às 19h, com Paula Becker.

23 de setembro – Evento da UNIMEP (área de alimentação) com o tema “Prevenção do Suicídio”, a partir das 19h30.

23 de setembro – Na Universidade Anhembi Morumbi (Avenida Rio das Pedras, 1601 – Pompéia), das 18h30 às 20h – haverá Roda de conversa “Cuidado de si, cuidado com o outro” com Cecília Buck (médica, docente e coordenadora do curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi/Piracicaba); Priscila Tamis – Psicóloga, docente e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do Curso de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi; e alunos do curso de Medicina da UAM (Para inscrições enviar nome completo e CPF: priscila.tamis@anhembi.br).

24 de setembro – Evento que será realizado pela Unimed no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Trata-se do “II Fórum de Celebração a Vida: AmarELO”, das 19h as 21h30. Palestra magna com Dr. Neury José Botega. Evento aberto ao público e as inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: eventos.saude@unimedpiracicaba.com.br; pelo site http://unimed.me/1008Bd ou pelo whattsapp: (19) 99853-1501.

25 de setembro – Caminhada para Prevenção do Suicídio com alunos da ETEC. Saída da ETEC, finalizando na Rua do Porto.

26 de agosto – Roda de Conversa com os alunos do 4º e 6º semestre do curso de Enfermagem da Unimep sobre Prevenção do Suicídio.

26 de agosto – Palestra “A contradição da existência”, no auditório do Senac Piracicaba – Rua Santa Cruz, 1148.

Eventos realizado pela RAPS nas unidade de Atenção Básica com roda de conversa com temas que valorizam a vida:

Região Norte

  • CRAB Maria Dedini (09/09), às 9h.
  • CRAB Vila Sônia (13/09), às 10h
  • CRAB Santa Terezinha (20/09), às 7h30
  • 25/09 no CRAS Mário Dedini às 9h com participação do público do CRAM
  • 26/09 no Centro Comunitário do Bairro Bosques do Lenheiro (Rua Pau Brasil, nº 709) às 14h

Região Oeste

  • PSF Tatuapé I 02/09 às 13h30
  • Centro Comunitário do Jupiá 05/09 às 13h30
  • CRAB Vila Cristina 19/09 às 13h30
  • 25/09 no CRAS Jardim São Paulo às 13h
  • CAPS AD no 25/09, às 9h, roda de conversa sobre prevenção ao suicídio no CRAS São José

Regiões do Centro, Sul e Leste

  • 19/09 – UBS Independência às 08h30
  • 24/09 – CRAS Piracicamirim às 13h
  • 26/09 – UBS Alvorada às 08h30
  • CAPS Infantil: 25/09 na Casa Verde (território do CRAS São José) das 14h às 16h
  • 26/09 no CRAS Vila Sônia das 14h às 16h
  • 06 e 13/09 – roda de conversa sobre fatores de proteção ao adoecimento psíquico(Prevenção ao Suicídio) no Instituto Forma, às 13h30 às 14h30
  • 16/09 roda de conversa sobre fatores de proteção ao adoecimento psíquico (Prevenção ao Suicídio) na Escola Estadual Professora Márcia Regina Modesto de Paula da Rocha, das 13h30 às 15h
  • 19/09 roda de conversa sobre fatores de proteção ao adoecimento psíquico (Prevenção ao Suicídio) na Escola Estadual Dr. João Sampaio, das 13h30 às 15h
  • 23/09 roda de conversa sobre fatores de proteção ao adoecimento psíquico (Prevenção ao Suicídio) com o grupo de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Gerações, no CRAS Mário Dedini das 14h às 16h
  • 24/09 roda de conversa sobre fatores de proteção ao adoecimento psíquico (Prevenção ao Suicídio) com o grupo de adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Gerações, no Centro Social Novo Horizonte, das 14h às 16h
  • 30/09 – Roda de conversa sobre fatores de proteção ao adoecimento psíquico(Prevenção ao Suicídio) na Escola Estadual Hélio Penteado de Castro, das 13h30 às 15h.
‹ voltar