SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Setembro Amarelo: palestra musical aborda prevenção ao suicídio

23 de setembro de 2022 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Foto: Felipe Poleti/CCS

Na próxima quarta-feira, 28/09, das 12h às 13h, a Secretaria de Saúde, por meio do Sesmet (Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho), realiza palestra musical Uma Dose de Música para Celebrar a Vida, com o professor e psicólogo Sérgio de Oliveira Santos. A ação é exclusiva para servidores públicos municipais e acontece no anfiteatro do prédio do Centro Cívico. A ação integra a programação da campanha Setembro Amarelo – Nenhuma Ideia Vale uma Vida… com o foco na prevenção e sensibilização ao suicídio, idealizada pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e CVV (Centro de Valorização da Vida) Piracicaba. A participação é gratuita.

Conforme reforça o palestrante, ter ações de prevenção e sensibilização ao suicídio é importante para lembrar a população que é possível promover reflexões sobre o suicídio e estimular conversas sobre as emoções e a vida. “O primeiro ponto é sabermos ouvir as pessoas. Nem sempre é necessário saber falar alguma, mas o mais importante é saber ouvir. A escuta pode dar força a outra pessoa a encontrar a paz interior e evitar comportamentos e ações suicidas. Por isso vamos promover esta discussão junto aos servidores públicos e oferecer as ferramentas de escuta necessária para realização de um bom trabalho junto à população”, disse.

Também são parceiros das ações realizadas neste mês a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), CVV, Rotary Club Luiz de Queiroz, Unimed Piracicaba, Ceacan (Centro de Apoio a Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis), Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, Câmara Municipal, por meio do gabinete do vereador Gustavo Pompeo, e a Universidade Anhembi-Morumbi (UAM).

Sérgio de Oliveira Santos é psicólogo e responsável pela palestra musical que acontece na próxima semana no anfiteatro do Centro Cívico

O PALESTRANTE – Sérgio de Oliveira Santos é psicólogo clínico e suicidólogo, graduado e licenciado em psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É mestre e doutor em Educação pela Unesp/Rio Claro e mestre em Direito, também pela Unimep. É especialista em intervenção na automutilação, prevenção e posvenção do suicídio no Instituto Vita Alere em São Paulo, além de ser aluno especial dos programas de graduação e pós-graduação em filosofia da Unicamp.

É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio (ABEPS). É coordenador da Clínica Psyché, vice-presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz e presidente do Instituto SubjetivAções – que delineia e realiza ações e eventos culturais com a finalidade de promoção de saúde e prevenção de suicídio num enlace entre psicologia, filosofia, psicanálise e música popular brasileira.

‹ voltar