SAMU 192 recebe doação de duas ambulâncias do MS

3 de Abril de 2018 •

A Prefeitura de Piracicaba recebeu hoje (02/03) do Ministério da Saúde (MS) duas ambulâncias para o transporte de pacientes atendidos pelo SAMU 192. A doação foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira passada (26/03) e faz parte da política do Governo Federal de renovação de frota para o serviço móvel de urgência e emergência. Os veículos custaram aproximadamente R$ 350 mil e entram em operação já na próxima semana, assim que toda a documentação estiver pronta.
A conquista das unidades é fruto de um trabalho intenso do governo municipal junto ao Governo Michel Temer, que contou com a atuação do prefeito Brajas Negri, do Secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, com o apoio do vereador Gilmar Rotta.

Para o secretário de Saúde, a chegada dos veículos novos permite o equilíbrio do atendimento de urgência e emergência. “Não resolve definitivamente o problema, mas ameniza a situação. Porque a maioria dos nossas unidades está bastante rodada e quebra com certa facilidade, exigindo constante manutenção. Além disso, com o crescimento da cidade, a demanda pelo serviço só aumenta”, explicou.

O SAMU 192 de Piracicaba estava há anos sem receber ambulância do MS para reposição de sua frota. Os dois veículos novos comprados nesse período (2 UTIs) foram aquisições com recursos do próprio município. Mas a responsabilidade pela atualização da frota é do MS. Além disso, ocorreram três colisões envolvendo ambulâncias do sistema, o que prejudicou ainda mais a situação.

Com a aquisição dos dois veículos novos, o SAMU 192 passa a trabalhar com cinco unidades básicas e uma UTI. No início da próxima quinzena, também devem retornar da oficina mais três ambulâncias básicas e uma UTI, que estão sendo consertadas. Está sendo adquirida pelo Secretaria de Tansportes Internos (Semutri) mais uma ambulância básica, cujo processo está em fase de licitação.

Segundo o coordenador da Sistema Integrado de Transportes da Secretaria de Saúde (Sitss), Bento Dias Gonzaga, o SAMU recupera assim condições de oferecer melhor serviço à população.

Motorista do SAMU, Eziel, ao lado da dra. Flávia de Sá, coordenadora do SAMU