SUS cuida da mulher em todas as fases da vida

12 de março de 2019 • Romualdo Filho

Neste mês de março, quando comemora-se o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Smads) e o Conselho Municipal da Mulher organizaram uma série de atividades nas unidades de Atenção Básica e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para tratar de questões relativas à saúde da mulher. São palestras, rodas de conversa, autoexames, atividades de beleza etc. (Veja Programação aqui!)

Mas não é só isso, a Secretaria de Saúde, ao lado da Smads oferecem atendimento integral à mulher, desde a infância até a fase adulta, nos postos de saúde dos bairros, nos serviços especializados e em toda a estrutura de assistência social disponíveis no município. Estão nesta abrangência serviços de atenção obstétrica, a atenção às mulheres em situação de violência, atenção oncológica, atenção ginecológica e climatério e populações específicas e vulnerabilizadas etc.

A partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher são ofertadas ações educativas a vacinas; do planejamento reprodutivo a disponibilização dos métodos contraceptivos; do pré-natal, parto ao puerpério; do incentivo a hábitos saudáveis aos exames preventivos; dos cuidados da saúde da adolescente aos cuidados à saúde da mulher idosa.

Muitos dos atendimentos começam logo no nascimento da mulher e prosseguem a partir da imunização. O SUS, por meio do Programa Nacional de Imunização, oferta gratuitamente todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O Calendário Nacional de Vacinação contempla não só as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Ao todo, são 19 vacinas para mais de 20 doenças, cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. São vacinas contra doenças, como o câncer de colo de útero (HPV) para adolescentes e a DTPA para gestantes.

A maior parte dos atendimentos, na rede pública, inicia na Atenção Básica, nas unidades da Atenção Básica. Na consulta, se necessário, o médico solicita exames laboratoriais e de imagem, que também são ofertados pelo SUS. Na pós-avaliação médica dos resultados, a paciente pode ou não ser encaminhada para atendimento especializado na rede pública. Os encaminhamentos também podem ser medicamentosos e voltados à promoção da saúde, com orientações de reeducação alimentar e incentivo à prática de atividades físicas.

Mais informações sobre os serviços: www.saude.piracicaba.sp.gov.br