SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Tem início o atendimento no novo prédio anexo à UPA Dr. Fortunato Losso Netto

1 de outubro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e Fotos: Felipe Poleti/CCS

Teve início hoje, sexta-feira, 1º/10, o atendimento no prédio anexo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Piracicamirim Dr. Fortunato Losso Netto. O prédio funcionará como uma Unidade de Internação 24 horas, com 42 leitos de enfermaria para pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) não-Covid-19 de Piracicaba. A intenção da Prefeitura, com esta unidade, é ampliar a atenção dedicada ao paciente com foco na humanização do atendimento.

Na unidade de internação estará uma parcela dos profissionais de saúde que atuavam no prédio principal da UPA Piracicamirim – que hoje é referência no atendimento Covid-19 – que após período de transição passa a ser gerido pela OSS (Organização Social de Saúde) Cegecon, garantindo ampliação da oferta de atendimento de saúde pública à população. “Com esta unidade de internação, vamos desafogar o atendimento aos pacientes que necessitam de internação hospitalar rápida e que aguardam nas outras UPAs”, destaca o prefeito Luciano Almeida.

Maria José de Moura Teixeira acompanhou o marido, Oraci Teixeira, o primeiro a ser internado na unidade

Conforme explica Dayane Fernanda dos Reis, enfermeira responsável pela Unidade de Internação 24 horas do Piracicamirim, o espaço não terá atendimento “porta-aberta”, apenas atendimentos a pacientes referenciados (Não-Covid-19) de outras unidades da cidade, via SUS. “Teremos uma equipe multidisciplinar com médico, técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, farmacêutico e assistente social. Todos os dias serão direcionados pacientes para esta unidade, sempre selecionados pelo médico da Central de Vagas que visitará as outras UPAs (Vila Rezende, Vila Sônia e Vila Cristina), selecionando os pacientes que se enquadram no critério da unidade e fazendo os devidos encaminhamentos”, destaca.

Dayane lembra que as vagas na Unidade de Internação 24 horas serão para pacientes não graves, ou seja, que não necessitem de recurso exclusivo hospitalar – como tomografia, avaliação cirúrgica, hemodiálise, avaliação neurocirúrgica, entre outros, por exemplo –, mas que necessitem de internação por alguns dias. “Seja para antibioticoterapia ou para melhora do seu quadro clínico”, completa.

Unidade de Internação possui 42 leitos e equipe multidisciplinar completa

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, reforça que nessa unidade o atendimento será pautado na humanização para o paciente e seus familiares. “Vamos inserir todos estes pacientes em nossa rede de saúde, agilizando recursos que a rede consegue oferecer, deixando a família ciente de todo o processo e alinhando com sua unidade de referência no processo da alta responsável”, afirma.

Para que este processo tenha o objetivo alcançado, a Unidade de Internação 24 horas do Piracicamirim terá suporte das redes de Atenção Básica e Secundária. “Na admissão do paciente, se for necessário, faremos contato com a sua unidade de referência para entender a história dele e os tratamentos que já foram realizados. Além disso, no momento da alta hospitalar, faremos contato com sua unidade sobre os tratamentos realizados aqui e as necessidades que houver. Já na atenção secundária, caso o paciente precise de algum outro encaminhamento de especialista ou para algum exame, ele já será agendado”, explica Dayane.

ACOLHIDOS – Maria José de Moura Teixeira, esposa do paciente Oraci Teixeira, o primeiro a ser internado na Unidade anexa à UPA Piracicamirim, conta que sentiu a diferença para melhor no atendimento recebido no novo local. “Os profissionais estão de parabéns. O ambiente também é muito bom, fomos muito bem acolhidos aqui e acredito que os outros pacientes e familiares vão aprovar também”, disse Maria José.

Vista do corredor da Unidade de Internação 24 horas

‹ voltar