Três escolas de educação infantil foram premiadas pelo Programa Piracicaba com Saúde

7 de dezembro de 2017 • Coordenação DAF
 Três escolas da rede municipal de ensino foram as finalistas no Programa Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor!, desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação, por meio da Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN). São elas: Angelo Zoccante Filho (Jardim Oriente), Beatriz Aparecida Defante (Vila Sônia) e Enedina Lourenço Vieira (Planalto).

A premiação aos vencedores deste ano será entregue nesta segunda-feira, 11/12, às 17h30, no gabinete do prefeito Barjas Negri. Estarão presentes o prefeito, o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a secretária de Educação, Angela Jorge Correa, técnicos da Cpan e representantes das escolas.

O Programa Piracicaba com Saúde: é hora de comer melhor! visa a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil junto aos alunos, pais e familiares, por meio da capacitação de profissionais das duas pastas. A partir daí, os educadores desenvolvem ações com a equipe escolar, crianças e sua família, tendo como tema a alimentação saudável, dentro das diretrizes do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (MS). Muitas das palestras aos pais e responsáveis pelos alunos, por exemplo, são realizados pela própria equipe da CPAN.

Este ano, o tema desenvolvido foi Trocas Saudáveis – Comida de Verdade. Baseada nos resultados de uma pesquisa que foi realizada com os pais para conhecer um pouco mais sobre os hábitos alimentares das crianças, a Escola propôs trocar os alimentos ultraprocessados como refrigerante, petit suisse (danoninho), macarrão instantâneo, por exemplo por comida de verdade, incentivando as crianças e a família a ter novos hábitos.

Todas as Escolas Municipais de Ensino Infantil participaram, com resultados favoráveis à proposta do projeto. Nesta segunda-feira, 11/12, serão premiadas três delas, que se destacaram nas suas ações dentro do tema proposto tendo como diferencial o alcance das ações, a criatividade e a inovação. Os prêmios serão revelados na hora.