Último do ano: Combate à Dengue encerra os arrastões em 2012

14 de dezembro de 2012 •

O Plano Municipal de Combate à Dengue (PMCD), da Secretaria de Saúde, encerra neste sábado (15) a primeira etapa dos arrastões para retirada de materiais inservíveis, que são possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença. De acordo com balanço feito pela pasta, somente durante os cinco sábados de atividades em 2012, 100 mil imóveis foram visitados e 110 toneladas de material retirado.

O cronograma de atividades para 2012/2013 prevê, ao todo, 15 arrastões. As atividades têm início entre os meses de outubro e novembro e se estendem até o mês de março do ano seguinte, pois o objetivo é intensificar as ações antes da chegada do verão e do período de chuva. As atividades serão retomadas no dia 5 de janeiro de 2013 na região do Monte Líbano.

Neste sábado, a ação acontece novamente na região da Paulicéia, atendendo os bairros: Chácara Floresta, São Francisco de Assis, Vila Paulicéia e Paulicéia (redondezas da Igreja Imaculado Coração de Maria). As regiões do Novo Horizonte, São Jorge, Vila Cristina e Paulicéia são as que completam a primeira fase deste ano.

André Rossetto, coordenador do Plano, acrescentou ainda que somando as visitas feitas nos arrastões às outras atividades realizadas ao longo do ano pela equipe de agentes do Centro de Controle de Zoonoses, são 450 mil imóveis visitados com o objetivo de orientar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Para delimitar as áreas que serão visitadas pelos agentes, a equipe do PMDC faz uma avaliação dos locais onde teve maior número de casos no ano anterior e também das áreas onde há grande incidência de criadouros. Piracicaba registrou 3081 casos de dengue este ano.