SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

Unidades de Saúde atenderam mais de 2 mil casos de emergência em 2013

5 de março de 2013 • Coordenação DAF

 

As Unidades da Secretaria de Saúde de Piracicaba realizaram nos dois primeiros meses deste ano 2.091 atendimentos de emergência (classificação vermelha). No total, foram 82.425 pacientes que passaram pelas UPAs do Vila Sônia, Piracicamirim, Vila Cristina, Vila Rezende e na COT durante o período.

 

A partir da classificação vermelha, a Central de Regulação de Internação de Urgência Municipal encaminha os pacientes para os leitos de urgência disponibilizados pelo Hospital Fornecedores de Cana e pela Santa Casa.

 

Segundo o coordenador do Samu, Ariovaldo Marques, “o que define a necessidade a internação é o grau ou complexidade da urgência”. O grau de urgência varia de acordo com fatores como a gravidade do caso, a atenção e recursos necessários para o tratamento, o tempo para início do tratamento e os recursos da unidade solicitante.

 

Pela diretriz de hierarquização e o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde (SUS), as urgências de menor gravidade podem e devem ser atendidas em estruturas mais simples e mais próximas do domicílio do paciente, como as UPAs. “Já casos de maior complexidade, que necessitem de recursos tecnológicos de ponta, devem ser encaminhados aos hospitais terciários”, completa Marques.

 

A Central trabalha com protocolo de classificação de prioridades baseado na segurança do paciente, na equidade e na integralidade do tratamento. De acordo com a existência de risco de morte, de perda funcional ou de necessidade de recurso disponível apenas em hospitais, a regulação atua com cinco níveis de prioridade:

 

  

Classificação de cores

 

Vermelha (vaga zero)

utilizada nos casos de pacientes das UPAs que estão em risco de morte ou

de perda funcional iminente ou com indicação de cirurgia de urgência,

diálise ou UTI

Laranja

internação em até 48h

Amarela

internação em até quatro dias

Verde

internação em prazo indeterminado (paciente pode melhorar e ter alta

da UPA ou passar para as prioridades laranja, amarela ou vermelha)

Azul

médico regulador, em comum acordo com o médico da unidade

solicitante, considera a solicitação desnecessária (paciente moribundo

ou com melhora clínica) ou há outro meio de atendimento

(avaliação com especialista e/ou realização de exame diagnóstico, etc)

 

O processo de regulação de leitos é contínuo. Diariamente, os dois hospitais terciários enviam a lista de leitos disponíveis. A partir do recebimento dos leitos colocados à disposição, a Central procede com a liberação das senhas de internação de acordo com as prioridades.

 

 

 

Fichas Vermelhas Atendidas (jan/fev 2013)*

 

Unidade

Fichas

COT

137

Vila Cristina

503

Vila Sônia

794

Vila Rezende

295

Piracicamirim

362

Total

2.091

 

*Fonte: Secretaria Municipal de Saúde/2013

‹ voltar