SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIRACICABA

USF 1º de Maio promove “Dia da Beleza” durante programação do Outubro Rosa

26 de outubro de 2018 • Leandro Bollis

As unidades de saúde da Atenção Básica seguem realizando atividades intensas referentes à prevenção de câncer de mama e colo de útero. A estratégia integra a Campanha Nacional de Prevenção Outubro Rosa e visa ampliar o número de exames diagnósticos, como papanicolau, autoexame de mama e mamografia, além de ações complementares de conscientização sobre o problema, como palestras, roda de conversa, caminhadas, atividades de beleza, café da manhã comunitário e sorteio de brindes. 

Na última terça-feira (23/10), por exemplo, a USF 1º de Maio promoveu o “Dia da Beleza”. Na ocasião, cerca de 40 mulheres participaram de uma palestra e, em seguida, receberam orientações sobre as técnicas de massagem (rosto e mãos) com as estagiárias do curso técnico de estética do Senac, unidade Piracicaba, como uma forma de incentivo ao auto-cuidado.

Já na USF Itapuã 1 foi realizada na última semana uma atividade também alusiva ao Outubro Rosa. Houve um café da tarde com roda de conversa, sorteio de prêmios e a participação do Grupo de Amigas da Onça, do Centro do Câncer (Cecan) da Santa Casa de Misericórdia. Ao longo deste mês, todas as mulheres referenciadas na unidade que colherem papanicolau concorrerão a um jantar em uma churrascaria da cidade.

“O câncer é uma doença que acomete de 20% a 25% da população. No entanto, com o diagnóstico precoce do câncer de mama, as chances de cura são elevadas, chegando a 95%. No caso do câncer de colo de útero, chegam a 100%. Por isso a importância dessas ações para que a população se sensibilize e procure as unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Pedro Mello.

Para a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonini, as ações realizadas nos territórios buscam aproximar a comunidade local e fortalecer o relacionamento com as unidades de saúde, o que possibilita um trabalho mais intenso de conscientização e prevenção dos cânceres que acometem as mulheres, com a participação de toda a equipe. “Ano a ano nossa rede tem tido um olhar especial para o tema, com envolvimento de todos os profissionais da saúde, que se empenham para aprimorar cada atividade, com resultados surpreendentes”, disse ela.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3403-1270 – DAB (Departamento de Atenção Básica).

‹ voltar