USF Santa Rosa I foi denominada Reinaldo Carazzai Neto

14 de dezembro de 2017 • Coordenação DAF

A Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Rosa I – Rua José Jacir Moretti, 270 – passa a se chamar a partir de hoje (14/12) Reinaldo Carazzai Neto, em homenagem ao médico da unidade, morto em acidente de trânsito dia 23 de fevereiro deste ano. O projeto de denominação – Lei Municipal 8.764, de 07 de julho de 2017 – é de autoria do vereador Pedro Kawai.

A homenagem, realizada hoje na unidade, no período da manhã, com descerramento de placa, foi bem animada e contou com a presença de familiares e amigos do médico, além de autoridades, como o prefeito Barjas Negri e os vereadores Tosão e o próprio autor da propositura, Pedro Kawai.

Em depoimento, a esposa de Reinaldo Carazzai, Michele Daldin, recordou a postura profissional do marido. “Sempre foi um homem muito dedicado à saúde e aos seus pacientes. Por isso deve ser lembrado pela sua competência e o amor pelo que fazia”, disse.

Já o irmão, Robledo Carazzai, recuperou a história profissional do homenageado, as dificuldades enfrentadas, desde o início dos estudos, e da vida familiar no Paraná, onde tudo começou – Reinaldo nasceu em Cornélio Procópio, em 18 de maio de 1973.

Iraci Honda, líder comunitária do Santa Rosa, falou que o legado do “grande profissional que foi o dr. Reinaldo” pode se sintetizado na palavra prevenção. “Sua grande preocupação era esta: prevenção à saúde, o cuidado pessoal para se ter qualidade de vida”.

O enfermeiro Alessandro Fedeo de Oliveira, apoiador da Atenção Básica, que representou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello, recordou os momentos em que trabalhou ao lado de Reinaldo. “Era uma pessoa bondosa, muito simples e espontânea. São características que o diferenciavam e que o aproximavam dos seus pacientes”.

Kawai destacou o fato de a homenagem ser ao mesmo tempo um momento de tristeza, “pela recordação daquele que partiu”, e de alegria, “por sabermos que seu nome está sendo perpetuado. “Fica para nós a lembrança de um ser humano e seu trabalho, com seu nome registrado para a posteridade”. O vereador Tozão destacou que a unidade de saúde continua seu trabalho e já tem uma nova médica: a doutora Rachel Monteiro Lorencini.

Barjas Negri se lembrou de quando foi Ministro da Saúde, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. “Em nossa equipe havia um homem chamado Emílio Carazzai, que trabalhou na elaboração de vários projetos, como o da Bolsa Família. Agora fico sabendo que ele faz parte da família de Reinaldo”.

O prefeito disse também que o mais importante no momento é o reconhecimento da população pelo trabalho e pela grandeza do homenageado. “Reinaldo teve o respeito da população. Razão pela qual a comunidade se sensibilizou e pediu à Câmara de Vereadores que fosse feita essa homenagem. Pedro Kawai encaminhou o projeto, que foi aprovado rapidamente pelo Legislativo. Esta é a grande homenagem, uma retribuição da comunidade, da Câmara e da Prefeitura a esse grande profissional que ele foi”, concluiu.