Vacinação contra gripe abre nesta segunda-feira (22/04) para novos grupos prioritários

22 de abril de 2019 • Romualdo Filho

Na segunda-feira, 22/04, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (Influenza) vai imunizar, além de crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, novos grupos prioritários. São eles: trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indivíduos a partir de 60 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação).

Na primeira semana – de 10 a 17 de abril – foram imunizadas 4.128 pessoas, sendo 3.188 crianças de seis meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), 791 gestantes e 149 puérperas (mulheres até 45 após o parto). Em relação à meta de uma cobertura vacinal de 90% do público-alvo, até o momento receberam a dose 12,51% das crianças, 20,98% das gestantes e 24,03% da puérperas. Segue em anexo o gráfico detalhado de desempenho.

Todos os postos de saúde da Rede de Atenção Básica (exceto Crab Paulista) estão atendendo um público estimado de 91,4 mil pessoas, que compõem os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para a imunização contra a doença. A meta do Governo Federal para este ano é vacinar 90% desse público específico (82.307 pessoas). A campanha prossegue até 31 de maio.

A programação em Piracicaba prevê também um Dia “D” de vacinação na Zona Rural, no dia 27 de abril, quando a Secretaria da Saúde trabalhará com 5 postos fixos e 12 equipes volantes, que percorrerão 45 pontos volantes, envolvendo 65 profissionais da rede. No dia 04 de maio será o Dia “D” na Zona Urbana, com 38 postos fixos, 17 volantes, envolvendo cerca de 240 profissionais.

Para Pedro Mello, secretário municipal de Saúde, é fundamental que as famílias compreendam a importância da vacina para o bem de toda a cidade, uma vez que o contágio se dá por via respiratória e por contato, o que facilita a disseminação do vírus nessa época do ano. “Devemos ter uma atenção especial aos grupos prioritários, mas o estímulo para que a vacinação abranja o público-alvo esperado deve ser de todos: pais, mães, tios, avós, amigos. Porque somente com esta corrente proativa em favor da imunização conseguiremos evitar problemas mais graves, que podem levar à morte”, explicou.