VacinaPira tem vagas para agendamento da 3ª dose

26 de novembro de 2021 • Felipe Poleti

Autor: Texto e foto: Andressa Mota/CCS

As pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a 2ª dose da vacina contra Covid-19 há, pelo menos, cinco meses, podem agendar a 3ª dose (dose adicional) no site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa ainda que há vagas também para 3ª dose de pessoas com alto grau de imunossupressão que tomaram a 2ª dose ou dose única há, pelo menos 28 dias. VacinaPira também tem vagas para 1ª dose (grupos 12 a 17 anos e 18 anos ou mais) e 2ª dose.

Devem agendar pelo VacinaPira a 3ª dose as pessoas que pertencem a CRABs (Centros de Referência da Atenção Básica) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). As pessoas que pertencem a USFs (Unidades de Saúde da Família) serão contadas para receber a dose adicional na unidade.

Aplicação da dose adicional ocorre em Piracicaba desde setembro | Foto: Andressa Mota/CCS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE – A vacinação com a 3ª dose em profissionais da saúde ocorre no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas, sem agendamento. Os profissionais da saúde que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, cinco meses, devem comparecer no Ginásio neste sábado, 27/11, das 14h30 às 16h, e nos dias de semana (úteis), das 15h às 16h.

DOCUMENTOS – Para tomar a 3ª dose, as pessoas devem apresentar comprovante de vacinação com a 2ª dose, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Piracicaba (não necessariamente em seu nome). As pessoas com alto grau de imunossupressão devem ainda apresentar documento que comprove o estado de saúde.

2ª DOSE – A Saúde informa também que há vagas para agendar a 2ª dose das pessoas que tomaram a 1ª dose da CoronaVac/Butantan até 10/11; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz até 04/10; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) até 10/11 e da Pfizer (adolescentes de 12 a 17 anos) até 06/10.

MEGACAMPANHAA Prefeitura intensifica neste sábado, 27/11, a vacinação da 2ª dose em pessoas com atraso para recebê-la. A população que se enquadra neste caso poderá receber a 2ª dose nas unidades CRAB Vila Rezende e UBS Vila Independência, das 8h às 15h. Vale ressaltar que as pessoas em atraso também podem agendar a 2ª dose por meio do VacinaPira.

A Prefeitura realiza ação de aplicar a 2ª dose em atrasados aos sábados desde junho, com objetivo de que as pessoas completem o calendário vacinal contra Covid-19. A intensificação neste sábado ocorre no contexto da Megacampanha de Vacinação que o Ministério da Saúde realiza nesta semana.

Estar em atraso para receber a 2ª dose significa ter tomado a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan há mais de 28 dias; da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz há mais de oito semanas; da Pfizer (pessoas com 18 anos ou mais) há mais de 21 dias; e da Pfizer (adolescentes entre 12 e 17 anos) há mais de oito semanas.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, cerca de 18 mil pessoas estão em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 no município. O secretário de Saúde, Filemon Silvano, lembra que recentemente ocorreu a redução dos intervalos entre a 1ª e 2ª doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer, por isso a população deve se atentar às novas datas para receber a 2ª dose.

A intervalo entre a 1ª e 2ª doses da vacina Pfizer para pessoas com 18 anos ou mais passou para 21 dias e para adolescentes (12 a 17 anos), para oito semanas. Já o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz passou para oito semanas. A vacina CoronaVac/Butantan continua com intervalo de até 28 dias entre as duas doses.