VISA lança Manual Básico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

15 de maio de 2019 • Romualdo Filho

A Vigilância Sanitária (VISA), ligada ao Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), da Secretaria de Saúde, lança no dia 29 de maio, quarta-feira, às 19 horas, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) – Rua do Rosário, 700, Centro –, o Manual Básico de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

O informativo, que será distribuído a todos os interessados, traz noções básicas sobre as boas práticas de manipulação de alimentos com o objetivo de orientar especialmente micro, pequeno e médio empresários do setor de alimentação sobre processos de organização e higiene para que a população tenha acesso a produtos de qualidade e seguros ao consumo.

Como apresenta o material, a organização e higiene envolvem várias etapas, como seleção dos fornecedores, compra, recebimento, pré-preparo, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição à venda para consumidor final, que precisam ser devidamente acompanhadas e fiscalizadas a fim de evitar contaminação dos alimentos. O manual avança também para aspectos da higiene pessoal, bem como para o asseio do local de manipulação dos alimentos.

“O Manual de Boas Práticas”, como descreve a cartilha, “é um documento que trata das operações realizadas no estabelecimento, e que inclui, no mínimo, os requisitos sanitários dos edifícios, a manutenção da higienização das instalações, os equipamentos e dos utensílios, o controle integrado de pragas urbanas, controle da higiene e saúde dos manipuladores e o controle e garantia do produto final”.

Fernando Cárdenas, diretor da VISA, ressalta que “o manual foi pensado para colaborar com o empreendedor a fim de que ele sistematize sua estrutura produtiva e estabeleça regras claras para o bom andamento do seu negócio, dentro de rigorosos critérios de organização e higiene, sempre visando garantir a Saúde da População”.

As inscrições para o evento podem ser efetuadas pelo telefone 3437-7930.