Zoonoses castra 62 animais no Bosques do Lenheiro

27 de agosto de 2013 • Coordenação DAF

Veterinários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da ONG (Organização Não-Governamental) Vira-Lata Vira Vida castraram 62 animais dos bairros Bosques do Lenheiro e Jardim Gilda no sábado (24), durante a quinta etapa do projeto Castração Legal.

Realizado em parceria com a Vira-Lata Vira Vida, o projeto faz ainda a chipagem dos animais e um trabalho educativo sobre posse responsável e cuidados com cães e gatos para os proprietários. Nos cinco eventos realizados este ano no Cantagalo, Novo Horizonte e Bosques do Lenheiro, 310 animais foram castrados.

“Tínhamos um total de 84 animais agendados para o sábado e tivemos um índice de faltas e de animais que não estavam em jejum, mas o evento foi bastante positivo, pois não tivemos intercorrências e ocorreu tudo como planejado”, destaca o veterinário do CCZ, Paulo Lara D´Ávila.

Contando com duas salas de cirurgia infláveis, fabricadas sob medida para o CCZ, o projeto surpreendeu o prefeito Gabriel Ferrato, presente no evento, que foi realizado na quadra da Escola Estadual Dom Aniger F. de Melillo. “Esse trabalho realizado em parceria com a Vira-Lata Vira Vida é muito importante para a saúde animal e o controle da população de cães e gatos de nossa cidade e essa receptividade da comunidade do Bosques do Lenheiro é bastante positiva e mostra que a população está comprometida com o trabalho desenvolvido pelo CCZ”, disse Gabriel.

Além do trabalho dos médicos veterinários do CCZ e de voluntários da Vira-Lata Vira Vida, o projeto contou com a participação de representantes da Dom Aniger e das unidades do PSF (Programa Saúde da Família) da região do Bosques do Lenheiro.

Segundo Lara, a ideia é que mais uma edição do Castração Legal seja realizada naquela região até o fim do ano. “Desta vez priorizamos o Bosques do Lenheiro, mas devemos fazer um novo mutirão para atender a população mais especificamente do Gilda”.