Zoonoses realiza mutirão de castração no Novo Horizonte

3 de julho de 2013 • Coordenação DAF

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (6) mais um mutirão de castração itinerante em Piracicaba. O evento, o quarto realizado este ano dentro do projeto Castração Legal, tem parceria da ONG (Organização Não Governamental) Vira-Lata Vira Vida e irá realizar a castração de 70 animais – entre cães e gatos – dos bairros Novo Horizonte, Pau Queimado e Santa Fé 1 e 2.

De acordo com a diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, as cirurgias foram agendadas pelos profissionais do órgão no Centro de Educação Digidal do Santa Fé, entre segunda-feira (1º) e hoje (3). “Teremos a participação dos profissionais do Canil Municipal, além do apoio da Escola Municipal Juliana Dedini, Escola Estadual Francisco Mariano Costa, unidades de saúde do Novo Horizonte, CRAS (Centro Regional de Assistência Social) e de voluntários da Vira-Lata Vira Vida, que é parceira nossa nesse projeto”, disse.

Esta edição do Castração Legal terá a participação voluntária dos médicos veterinários Mário Sérgio Chil Filho, Thiago Vilalta e Marta Borssato. O mutirão será realizado das 8h às 15h na Escola Estadual Professor Francisco Mariano. Durante o evento, salas de pré-cirurgia e cirurgia serão montadas em tendas infláveis.

“A população de animais de rua é muito grande e essa castração contribui para evitar que mais animais precisem de um abrigo. É um trabalho desenvolvido na raiz do problema, e muito importante no que diz respeito à saúde animal. Essa possibilidade de contato com a população, podendo orientar e tirar dúvidas, é um privilégio”, afirmou Miriam Miranda, presidente da Vira-Lata Vira Vida.

Durante o evento, os animais ainda serão chipados e em caso de necessidade encaminhados para a realização de exames laboratoriais e com receita para a aquisição de medicamentos adequados ao animal.

BALANÇO
Desde o início deste ano, o CCZ e a Vira-Lata Vira Vida já realizaram três muitirões de castração itinerante. Nos eventos, realizados nos bairros São José, Cantagalo e Novo Horizonte, 185 animais foram castrados.