17 unidades de PSF passam por avaliação do PMAQ

30 de junho de 2014 • Coordenação DAF

17 unidades de PSF (Programa Saúde da Família) passaram por avaliação sob os critérios do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica). A reunião ocorrida nesta segunda-feira (30) contou com representantes da DRS-X (Departamento Regional de Saúde), coordenação da Atenção Básica Municipal e funcionários das 17 unidades avaliadas: Astúrias, Boa Esperança I e II, Bosques do Lenheiro, Campestre, Chapadão I, Sol Nascente, IAA I, Itapuã II, Jaraguá I, Jardim Oriente, Jardim Vitória, Santa Rosa I e II, São Francisco, Serra Verde e Tupi.

O Programa visa avaliar o serviço prestado pela Atenção Básica com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento, garantindo assim um padrão por meio de um conjunto de estratégicas de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O PMAQ eleva o repasse de recursos federais para os municípios participantes que atingirem essa melhora no padrão de qualidade no atendimento. As equipes bem avaliadas poderão receber até R$ 11 mil a mais, por mês.

A avaliação é feita em três etapas: análise da própria equipe sobre o trabalho que desenvolvem, desempenho em 24 indicadores de saúde e desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitam as equipes de saúde.